Confira os desenhos que foram destaques da proposta pedagógica ‘Desenhando o Futuro de Atalanta’
A proposta pedagógica integra a iniciativa ‘Futuro Centro Turístico de Atalanta – Planejamento Participativo’, e busca envolver as escolas de Atalanta no planejamento do centro de turismo, cultura, arte, meio ambiente e convivência comunitária.
A atividade foi proposta aos estudantes da E.M.E.F. Vila Gropp e E.E.B Dr. Frederico Rolla nas últimas semanas, para os estudantes dos 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. O desafio proposto foi de imaginar e representar através de desenhos originais como seria a paisagem ideal do centro de turismo, desde a reforma da edificação histórica, atividades que podem ser desenvolvidas, como seriam os jardins, e ideias para o uso do espaço que promova turismo, cultura, arte, meio ambiente e convivência comunitária.
Dentre os objetivos da atividade proposta aos estudantes estavam:
- Valorizar o patrimônio histórico de Atalanta, reconhecendo a importância da Cultura e dos espaços públicos para o bem-viver;
- Desenvolver o sentimento de pertencimento e participação cidadã;
- Reconhecer os atrativos turísticos, ambientais e ações culturais desenvolvidas na cidade.
A seleção dos trabalhos foi realizada no dia 17 de setembro, por representantes da Apremavi, da Prefeitura Municipal de Atalanta e de integrantes das escolas participantes da proposta pedagógica. A originalidade, fidelidade ao tema, criatividade, qualidade, comunicabilidade e aplicabilidade foram considerados como critérios para avaliação. Além do “destaque” de cada escola, o grupo avaliador reconheceu a criatividade de outros desenhos como “menção honrosa”.
Confira os destaques:
E.M.E.F. Vila Gropp

Desenho destaque (acima): Barbara Floresti Kuhnen.
Menções honrosas (abaixo): Davi Henrique Waterkemper, Esther K. Schaffer, Paola Schiestel Krieger e Thaila Vitória Miranda.
E.E.B Dr. Frederico Rolla

Desenho destaque (acima): Melissa de Sousa.
Menções honrosas (abaixo): Marilia Izabel Bechtold, Joana B. May e Lara Gabrieli Luciano.
Segundo Miriam Prochnow, coordenadora de políticas públicas da Apremavi, os resultados da proposta pedagógica foram incríveis: “se conseguirmos concretizar as ideias colocadas nos desenhos, Atalanta terá um centro turístico de muita beleza e qualidade. Em conjunto temos que nos esforçar para fazer esses sonhos acontecerem. Muito obrigada a todas as pessoas que estão se envolvendo nesta iniciativa”, agradece Miriam.
Para Vilma Krause, Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Atalanta, a atividade estimulou o sentimento de pertencimento e carinho das crianças para com o município: “através dos desenho, elas expressaram os seus sonhos e desejos para aquele local, valorizando o espaço como algo da comunidade”, comenta Vilma.
Iana Caroline Becker, Diretora de departamento da Secretaria da Agricultura da prefeitura, expressou sua alegria com a atividade realizada, que foi além da participação das escolas, mas uma ação de inclusão das crianças: “imagino que no futuro, as crianças que participaram da proposta pedagógica, terão a oportunidade de ver as suas ideias sendo materializadas, o que é muito gratificante pelas memórias afetivas criadas”, enfatiza Iana.
Já para Taís Fontanive, coordenadora administrativa da Apremavi é “importante valorizar as ideias vindas das crianças faz com que elas se sintam parte de algo maior. No caso do terreno da antiga olaria, localizado no centro da cidade, a possibilidade de contribuírem com sugestões para que esse espaço seja transformado de forma nobre é extremamente significativa.”
Os resultados da proposta pedagógica serão expostos no evento ‘Viva Atalanta’, que acontecerá no dia 27/09 no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Os autores dos desenhos selecionados receberão um kit de produtos e certificado, e todos os participantes da proposta pedagógica receberão um brinde. A entrega dos itens será realizada no período vespertino.

Reunião para avaliação da proposta pedagógica nas escolas (17/09/2025). Fotos: Miriam Prochnow e Arquivo Apremavi.
Autores: Miriam Prochnow e Vitor L. Zanelatto
Figura de capa: montagem com os desenhos selecionados