Apremavi é parceira oficial da Década da Restauração das Nações Unidas

16 nov, 2022 | Notícias

Restaurar Ecossistemas da Mata Atlântica é uma realidade no dia-a-dia da Apremavi desde que a instituição foi fundada, em 1987; não à toa, agora a Apremavi se torna parceira oficial das Nações Unidas para a Década da Restauração (2021 – 2030).

Ao lado de parceiros como a Plant for the Planet e a SOS Mata Atlântica, a Apremavi apresenta seus mais de 35 anos de experiência em conservação e restauração e se une às Nações Unidas, como Supporting Partner, para fortalecer a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, em benefício das pessoas e da natureza, visando deter a degradação dos ecossistemas e restaurá-los para atingir objetivos globais.

O movimento, liderado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), surge da necessidade de união e esforços em todos os países, cidades e comunidades para enfrentar a atual realidade onde diversas crises colocam em cheque a justiça, o direito à saúde e ao meio ambiente equilibrado. A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas é uma chance de restabelecer o mundo natural que nos sustenta.

Miriam Prochnow, conselheira e fundadora da Apremavi, recebe a notícia com entusiasmo e muita satisfação: “ser reconhecida como parceira das Nações Unidas é uma chance de verdadeiramente implementar a Década no Brasil e dar escala à restauração; a Mata Atlântica é nossa casa e todos os esforços para conservar e restaurar esse riquíssimo Bioma são valiosos e extremamente necessários”, comenta Miriam.

A contribuição da Apremavi

A Apremavi já ajudou a criar e implantar várias Unidades de Conservação e executa projetos de restauração de áreas degradadas em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo, tendo expertise na produção de mudas nativas da Mata Atlântica. É do Viveiro Jardim das Florestas que saem anualmente 1 milhão de mudas nativas de até 200 espécies diferentes da Mata Atlântica para os plantios de restauração. Ao todo a Apremavi estima que já produziu e plantou 9 milhões de árvores.

Também participou ativamente da construção da Lei da Mata Atlântica, que conferiu ao bioma proteção única e inédita no país, e das discussões sobre o novo Código Florestal, aprovado em 2012 e que, se implementado, pode alavancar os esforços de restauração nos estados.

E para fortalecer ações e dar escala para a restauração dos ecossistemas no nível das paisagens, compõe redes como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, a Rede de ONGs da Mata Atlântica e a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

“Uma das metas que temos como parceiros oficiais da Década é de produzir e plantar três milhões de novas árvores até 2025”, comenta Carolina Schäffer, Vice-presidente da Apremavi.

Antes, em 1997, e depois, em 2021, de propriedade restaurada pela Apremavi em Atalanta (SC). Fotos: Acervo Apremavi.

Muito além da Restauração

A mobilização para a restauração começa na educação ambiental e na conscientização da população. Nesse sentido, a Apremavi, além de colocar a mão na massa produzindo e plantando árvores, também desenvolve atividades de educação ambiental e campanhas de conscientização nas suas redes para impulsionar a luta por um futuro sustentável. Veja exemplos de atividades desenvolvidas recentemente:

 

+ Curta | A restauração transforma paisagens e pessoas

Lançado em dezembro de 2021, o curta animado “A restauração transforma paisagens e pessoas” é um filme de 3:55 minutos produzido pela Apremavi que tem como principal público crianças e adolescentes e que contou com ilustrações dos artistas Skopien e Vitor Sá e teve seu roteiro escrito por Carolina Schaffer e Miriam Prochnow.

+ Série | Mulheres que Restauram

Em 2021, o Dia da Terra marcou o lançamento da série Mulheres que Restauram, produzida pela Apremavi com o apoio do GT de Gênero e Clima do Observatório do Clima para tornar conhecida a história das mulheres brasileiras protagonistas do trabalho promovendo a recuperação das paisagens no Brasil e que são exemplo para gerações atuais e futuras.

+ Campanha | Conservação e Restauração andam juntas

No Dia da Mata Atlântica, 27 de maio de 2021, com ilustrações do artista Vitor Sá, a Apremavi lançou a campanha “Conservação e Restauração andam juntas” para mostrar que os dois processos são colaborativos e complementares e, se pensados de forma conjunta, mais eficientes.

Conservação e Restauração andam juntas
10 anos para restaurar o nosso planeta

Uma década pode soar como muito tempo, mas cientistas dizem que os próximos dez anos são os que mais contam na luta para evitar a mudança climática e a perda de milhões de espécies.

Por isso, todos estão convidados a participar da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, sobretudo as organizações que podem se candidatar como parceiras oficiais assumindo compromissos de longo prazo.

Conheça dez ações da estratégia que podem fazer de você e da sua organização mais uma voz ativa na construção de uma #GeraçãoRestauração:

1. Empoderar um movimento global;
2. Financiar a restauração no território;
3. Estabelecer os incentivos corretos;
4. Celebrar a liderança;
5. Mudar comportamentos;
6. Investir em pesquisa;
7. Desenvolver capacidades;
8. Celebrar uma cultura de restauração;
9. Construir a próxima geração;
10. Ouvir e aprender.

Autores: Carolina Schäffer e Vitor L. Zanelatto.
Revisão: Miriam Prochnow.

Pin It on Pinterest