Apremavi é premiada em duas categorias do 31° Prêmio Expressão de Ecologia
A Apremavi acaba de conquistar mais um importante reconhecimento: o 31° Prêmio Expressão de Ecologia, a mais longeva e respeitada premiação ambiental do Brasil. Essa é a 13ª vez que a Apremavi recebe o Troféu Onda Verde, retrato da sua atuação protagonista e compromisso com a conservação e restauração da Mata Atlântica.
Nesta edição, que contou com 151 iniciativas inscritas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram selecionados 33 projetos de 27 organizações, com base nos critérios de relevância, inovação, impacto ambiental e potencial de replicabilidade. A Apremavi foi premiada em duas categorias: Educação Ambiental e Manejo Florestal Sustentável.
Geração +Floresta
Na categoria Educação Ambiental, o destaque foi o programa Geração +Floresta, vinculado ao Projeto +Floresta e desenvolvido no município de Abelardo Luz (SC). A iniciativa atua em seis instituições de ensino públicas, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar das ações do projeto, utilizando a educação ambiental como ferramenta de conscientização e transformação.
Desde 2023, o programa já capacitou 245 alunos e professores, promovendo vivências e aprendizados sobre temas como restauração ecológica e conservação de espécies ameaçadas, como a araucária, a imbuia e o xaxim-bugio. Em 2024, os estudantes participaram do plantio de 500 mudas nativas nas escolas e em áreas do entorno.
Registros das atividades do programa Geração +Floresta. Fotos: Edilaine Dick, Marluci Pozzan e Thamara S. de Almeida.
Programa Matas Legais: uma parceria de sucesso
Na categoria Manejo Florestal Sustentável, o prêmio foi concedido ao programa Matas Legais, resultado da parceria entre a Apremavi e a Klabin. A iniciativa desenvolve ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, promovendo a conservação e restauração florestal em propriedades que participam do programa de fomento florestal da empresa. A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver. É referência na articulação entre setor privado e organizações da sociedade civil, comemorando 20 anos de existência em 2025. Em 2005, quando foi firmada, a parceria era considerada inédita.
Atuando nos estados de Santa Catarina e Paraná, o Matas Legais busca sanar os principais desafios que o proprietário rural enfrenta para cumprir a legislação ambiental na propriedade: as dificuldades em compreender quais ações são necessárias na prática para implementar o que prevê a legislação ambiental, planejar as atividades e obter assessoria técnica, viabilizar o investimento para as ações de restauração ecológica necessária e monitorar o progresso da restauração florestal. Até o final de 2023, o programa tinha atendido 1.426 propriedades, com cerca de 2.200 hectares de áreas em restauração. Foram plantadas e distribuídas em campanhas quase 2 milhões de mudas nativas.
Registros de Antes e Depois do Programa Matas Legais. Fotos: Arquivo Apremavi.
A cerimônia de premiação deve acontecer no dia 30 de agosto de 2025 em Florianópolis (SC), reunindo os vencedores e celebrando as boas práticas ambientais. Criado pela Editora Expressão em 1993, logo após a ECO-92, o Prêmio Expressão de Ecologia tem reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e já reuniu mais de três mil e quinhentos projetos inscritos ao longo de sua história.
Autora: Thamara Santos de Almeida
Revisão: Miriam Prochnow e Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Carolina Schäffer