Apremavi em sala de aula: educação ambiental e restauração em debate

11 jul, 2023 | Educação Ambiental e Informação, Notícias

A educação ambiental tem um papel importante em todas as etapas do ensino. Por meio dela os estudantes são encorajados a refletir sobre problemas ambientais e suas causas, identificar formas de reduzir seu impacto ambiental e promover mudanças positivas nos mais diversos níveis.

Na educação infantil as crianças podem ser protagonistas de atividades lúdicas e interativas. Já no ensino fundamental, principalmente nos anos finais, ações de pesquisa e discussões que visam incentivar o pensamento crítico e a ação coletiva são práticas sugeridas. Em todas as fases do ensino e da vida, a sensibilidade e o sentimento de responsabilidade pela proteção da Natureza devem estar presentes. 

Desde a sua fundação, há 36 anos, a Apremavi apoia e promove ações de Educação Ambiental, tanto participando de ações pontuais em escolas quanto em espaços não formais de ensino. Confira algumas das últimas ações realizadas em escolas:

 

Passo a passo da produção de mudas na Educação Infantil 

No dia 13 de junho a CEI Montão de Carinho, localizada em Atalanta (SC) recebeu a visita da Apremavi para uma ação de educação ambiental. O objetivo foi apresentar para as crianças o passo a passo da produção de mudas que ocorre no Viveiro Jardim das Florestas da Apremavi. Além disso, foi apresentado como cada um pode contribuir para o cuidado das árvores e da natureza. 

A atividade foi conduzida pela Técnica Ambiental da Apremavi, Daiana Tânia Barth, que conquistou a atenção das crianças envolvendo-as no processo de semeadura e repicagem das mudinhas. No total, 60 crianças participaram da ação.

Em relação à oportunidade de ministrar a atividade, Daiana relata: “Pude mostrar como é produzida uma muda de árvore e o que ela representa para a qualidade de vida das pessoas e da biodiversidade e como isso é precioso. As crianças serão nossos futuros representantes e que sejam melhores e mais responsáveis ambientalmente”.

Apremavi em sala de aula: educação ambiental e restauração em debate. Foto: Maíra Ratuchinski

Daiana Tânia Barth, Técnica Ambiental da Apremavi,explicando como são produzidas as mudas, desde a semeadura até a repicagem nas embalagens Ellepot. Foto: Maíra Ratuchinski

Restauração e recursos hídricos no Ensino Fundamental

Já no dia 29 de junho a Apremavi, a convite do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), ministrou uma palestra na EEB Maria Regina de Oliveira, em Agronômica (SC). O objetivo foi apresentar o trabalho da instituição na recuperação, proteção e restauração de nascentes no Alto Vale do Itajaí. 

A palestra foi ministrada por Leandro Casanova, Coordenador de Projetos da Apremavi. Participaram da atividade aproximadamente 60 pessoas, entre alunos, pais e responsáveis.

A ação se soma ao projeto “Recursos Hídricos e Consciência Ambiental: o despertar para o hoje” que realiza um diagnóstico do processo de captação, uso e potabilidade da água consumida pelas famílias dos estudantes do ensino fundamental da cidade. O projeto é executado pela Unidavi com os alunos do sexto ao nono ano da escola. O propósito é desenvolver ações de educação ambiental por meio de metodologias ativas e incentivar o cuidado e a recuperação de nascentes e dos recursos hídricos. 

 

Apremavi em sala de aula: educação ambiental e restauração em debate. Foto: Luciana Patricia Rosa Dias

Leandro Casanova apresentando o trabalho da Apremavi com foco na região do Alto Vale do Itajaí. Créditos: Luciana Patricia Rosa Dias

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autores: Daiana Tânia Barth, Leandro Casanova, Robson Carlos Avi e Thamara Santos de Almeida
Revisão: Carolina Schäffer e Vitor Lauro Zanelatto

Pin It on Pinterest