Apremavi integra iniciativa do OC com plano de reconstrução ambiental do país

26 maio, 2022 | Notícias

O Observatório do Clima lançou no dia 19 de maio de 2022, em Brasília, um documento com 74 medidas que o próximo presidente da República pode adotar nos primeiros dois anos do novo governo para começar a reverter o legado tóxico de Jair Bolsonaro e reconstruir a política ambiental do país.

O primeiro volume da Estratégia Brasil 2045 – Construindo uma potência ambiental, apresenta um plano de longo prazo das 73 organizações integrantes do OC, para o país sair da atual condição de pária ambiental global e usar seu capital natural para gerar emprego e renda — e, no caminho, fazer o que lhe compete para combater a emergência climática.

+ Confira o volume I da Estratégia Brasil 2045 – Construindo uma potência ambiental

O documento lista ações em oito áreas:
1. Política climática e acordos internacionais;
2. Prevenção e controle do desmatamento;
3. Bioeconomia e atividades agrossilvopastoris;
4. Justiça climática;
5. Energia;
6. Biodiversidade e áreas costeiras;
7. Indústria e gestão urbana;
8. Governança e financiamento da política ambiental nacional. Para cada uma delas há ações consideradas prioritárias para o primeiro ciclo do novo governo (2023–2024) e, entre estas, um subconjunto de propostas urgentes a serem adotadas já nos primeiros cem dias de gestão.

Registro do evento de lançamento da Estratégia Brasil 2045. Fotos: Miriam Prochnow.

A Apremavi participou do processo de construção do documento e também do evento de lançamento, tendo a oportunidade de falar sobre o tema Biodiversidade e Áreas Costeiras. Miriam Prochnow, fundadora e conselheira da Apremavi, falou sobre a importância da iniciativa, salientando que todas as propostas não só são perfeitamente implantáveis, como na verdade urgentes.

Ressaltou que: “falando em biodiversidade precisamos lembrar com ênfase, que a nossa resiliência, o nosso poder de ultrapassar as crises, reside na conservação e restauração da natureza. São as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) que irão permitir a nossa resistência. Tudo isso também exige uma boa dose de ativismo e de comprometimento de todos os setores da sociedade”. Miriam chegou a propor a necessidade de uma moratória para o desmatamento e conversão de áreas naturais, um basta à destruição, para que haja tempo hábil para agir.

assista a íntegra do evento: 

 

Autora: Miriam Prochnow
Revisão: Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest