Apremavi participa de encontro da Década da Restauração da ONU
Nos dias 23 e 24 de julho ocorreu um encontro da Década da Restauração (2021-2030) das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Na oportunidade foram discutidas formas de mobilização de recursos financeiros e modelos de negócios no ganho de escala na restauração no âmbito do Flagship do Pacto Trinacional da Mata Atlântica. O encontro ocorreu no Sinal do Vale no município de Duque de Caxias no Rio de Janeiro e reuniu atores da Mata Atlântica de três países: Brasil, Paraguai e Argentina.
A Apremavi, como parceira oficial da Década da Restauração, participou do evento na pessoa da Carolina Schäffer, vice-presidente, coordenadora de comunicação e projetos da Instituição. “Foi um prazer poder contribuir com esse debate apresentando o Conservador das Araucárias, da parceria entre a Apremavi e a Tetra Pak, como modelo de sucesso. E também foi uma alegria rever os amigos do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e do Pacto Trinacional pela Restauração”, relata Carolina sobre a participação da instituição no evento.
Pacto Trinacional da Mata Atlântica
O Pacto Trinacional da Mata Atlântica compreende um esforço entre o Brasil, Paraguai e Argentina para conservar e restaurar a Mata Atlântica nos três países, partindo do pressuposto que a Mata Atlântica já cobriu uma vasta área nos três locais, mas hoje foi reduzida devido a séculos de exploração madeireira, expansão agrícola e urbanização.
As ações estão criando corredores para a biodiversidade com foco em espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o mico-leão-dourado, garantindo o abastecimento de água para as pessoas e a natureza, combatendo e construindo resiliência às mudanças climáticas e criando milhares de empregos.
A iniciativa é coordenada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Rede Trinacional pela Restauração da Mata Atlântica. Além do apoio de mais de 300 parceiros, incluindo a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), The Nature Conservancy Brasil (TNC Brasil), World Resources Institute (WRI Brasil), World Wide Fund for Nature (WWF Brasil), WWF Paraguay, Fundación Vida Silvestre Argentina e diversos outros parceiros locais e internacionais.
Registros do Encontro da Década da Restauração da ONU no âmbito do Pacto Trinacional da Mata Atlântica em Duque de Caxias (RJ). Fotos: Carolina Schäffer e Arquivos do Pacto.
Autoras: Carolina Schäffer e Thamara Santos de Almeida.
Foto de capa: Encontro da Década da Restauração da ONU entre os dias 23 e 24 de julho em Duque de Caxias (RJ). Foto: Carolina Schaffer.