Apremavi participa de Encontro Regional de Membros do FSC América Latina

20 ago, 2022 | Notícias

Entre os dias 10 e 12 de agosto a Apremavi participou, ao lado de outros 14 membros que compunham a delegação brasileira, do Encontro Regional de Membros do FSC da América Latina que aconteceu no Panamá.

As três câmaras que compõem o sistema FSC – Ambiental, Econômica e Social – tiveram a oportunidade de se reunir pessoalmente para discutir os temas prioritários sobre os quais serão tomadas decisões na Assembleia Geral do FSC Internacional que vai acontecer em outubro, em Bali na Indonésia.

Carolina Schaffer, vice presidente da Apremavi, representou a instituição e comenta que o momento foi oportuno para troca de conhecimento, fortalecimento de espaços regionais de intercâmbio e colaboração entre os membros das diferentes câmaras. “É motivador ver que apesar das divergências os membros sempre se encontram no diálogo e na busca por soluções que vão além do interesse individual. No FSC o lema ‘florestas para todos, para sempre!’ é força para todos”, completa Carolina.

Encontro de membros da América Latina do FSC. Foto: Arquivos Apremavi

Registros do Encontro.  Fotos: Arquivo FSC e Carolina Schaffer.

O FSC

O FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1994 para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo, por meio de um sistema de certificação, pioneiro e único, que incorpora, de forma igualitária, as perspectivas de grupos sociais, ambientais e econômicos. Com sede na Alemanha e no México, está presente em mais de oitenta países.

No Brasil, o FSC foi oficialmente estabelecido em 2002, época em que a Apremavi se tornou parte da organização, mas as primeiras florestas certificadas brasileiras são dos anos 1990. As áreas certificadas de manejo comunitário, concessões públicas e empresariais da Amazônia, bem como de plantações florestais no país inteiro, fornecem matéria-prima para diversos setores da economia, como construção civil, papel e celulose, embalagens, alimentos e cosméticos.

Autora: Carolina Schäffer 

Pin It on Pinterest