Apremavi participa do Programa Klabin Caiubi de Educação Ambiental em Santa Catarina

8 nov, 2022 | Matas Legais, Notícias

A Apremavi esteve presente na 35ª edição do Programa Klabin Caiubi, com professores das cidades de Correia Pinto e São Joaquim (SC) que ocorreu nos dias 25 e 26 de outubro em Correia Pinto. A iniciativa liderada pela Klabin busca capacitar educadores de escolas públicas e privadas em educação ambiental e incentivá-los a disseminar conhecimento em toda a comunidade.

A programação contou com a palestra “Plantações Florestais Sustentáveis”, ministrada por Mireli Moura Pitz, bióloga da Klabin. O grupo ainda aprendeu sobre a fauna catarinense e sua importância na dinâmica dos ecossistemas na apresentação “Mais do que animais!”, feita pelo médico veterinário Max Farjallat Raffi e o biólogo Dionei Ramos, da Sumatra Inteligência Ambiental.

Leandro Casanova e Daiana Tânia Barth, colaboradores da Apremavi, apresentaram o Programa Matas Legais e a importância da educação ambiental em sala de aula. Além disso, por meio do programa, houve a distribuição de 100 mudas de espécies nativas aos participantes.

Registro da palestra da Apremavi na 35ª edição do Programa Klabin Caiubi. Foto: Daiana Tânia Barth

Registro da palestra da Apremavi na 35ª edição do Programa Klabin Caiubi. Foto: Daiana Tânia Barth.

No segundo dia os professores conheceram o sistema de gestão ambiental da Klabin e dentre outras atividades, visitaram a fábrica e a Trilha Araucária. “O Programa Klabin Caiubi é um orgulho para a empresa, pois seu resultado se potencializa a cada edição ao se aproximar de professores e escolas da região onde atua, discutindo sobre o meio ambiente e tecendo junto a esses disseminadores da consciência ambiental uma rede de parcerias para a sustentabilidade do futuro”, comenta Mireli Moura Pitz, bióloga da Klabin.

Cerca de 54 professores participaram dessa edição, que atua em  terras catarinenses desde 2007. Ao longo de 21 anos, o Programa Klabin Caiubi em Santa Catarina já atingiu 679 escolas, 1710 professores e mais de 229 mil alunos.

Registro de doação de mudas na 35ª edição do Programa Klabin Caiubi. Foto: Daiana Tânia Barth.

Registro da doação de mudas para os educadores. Foto: Daiana Tânia Barth.

O Programa Caiubi

Com início em 2001, o Programa busca capacitar professores em temas associados à atuação da Klabin e para a consciência ambiental. As capacitações ocorrem semestralmente, envolvendo, por edição, aproximadamente 50 professores de escolas públicas estaduais e municipais e particulares. 

As edições são guiadas por um tema principal, escolhido após análise das necessidades e potenciais locais. Também buscamos alinhar os temas à Política de Sustentabilidade da Klabin e aos KODS – Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, ligados à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A jornada é desenvolvida em três etapas:

  • Capacitação: especialistas compartilham seus conhecimentos com educadores, tiram dúvidas e orientam quanto à melhor forma de trabalharem a temática com os alunos, na teoria e na prática. Há sempre uma oficina que incentiva o professor a vivenciar os temas tratados.

  • Desenvolvimento: professores abordam o tema em aulas especiais e colocam os projetos em prática com suas turmas. As ações são planejadas antecipadamente, em reuniões conjuntas entre coordenadores do Programa e profissionais das escolas.
  • Mostra Ambiental: é um dos momentos mais emocionantes da jornada! Nessa etapa, os estudantes compartilham com os colegas das outras turmas, com familiares e toda a comunidade o que aprenderam. As apresentações incentivam o trabalho em equipe e são também uma oportunidade para os alunos exercitarem a autonomia. Crianças e jovens tornam-se verdadeiros multiplicadores de boas práticas ambientais. E a natureza e as gerações futuras agradecem!

> Conheça o Programa

Autora: Daiana Tânia Barth..
Revisão: Thamara Santos de Almeida, Vitor Lauro Zanelatto e Mireli Moura Pitz.

Pin It on Pinterest