Parque Estadual das Araucárias

O Parque Estadual das Araucárias, localizado nos municípios de São Domingos e Galvão (SC), foi criado pelo Decreto nº 293 de 30 de maio de 2003, como uma medida compensatória à implantação da Usina Hidrelétrica Quebra Queixo, abrangendo uma área de 625,11 hectares.

A UC tem como objetivo conservar a amostra de Floresta Ombrófila Mista, tipologia florestal extremamente ameaçada pelas ações antrópicas nas suas áreas de ocorrência natural, bem como promover atividades de educação ambiental com a comunidade do entorno, pesquisas científicas e extensão e contribuir para a proteção dos recursos hídricos da bacia do Rio Jacutinga. O parque também objetiva desenvolver o potencial turístico da região, apesar de oficialmente ainda não estar aberto para visitação, mas permite visitas monitoradas com estudantes e outros grupos.

A vegetação do parque, composta pela Floresta com Araucárias em diversos estados de regeneração, apresenta, além da araucária (Araucaria angustifolia), espécies vegetais como o cedro (Cedrela fissilis), angico-vermelho (Parapiptadenia rigida), cabriúva (Myrocarpus frondosus), canela-amarela (Nectandra lanceolata), canela-branca (Nectandra leucothyrsus), erva-mate (Ilex paraguaiensis), jerivá (Syagrus romanzoffianum), camboatá-branco (Matayba eleagnoides), açoita-cavalo (Luehea divaricata) e pesseguiro-do-mato (Prunus sellowii). A área também protege uma pequena porção de vegetação típica de banhado, com espécies características, como a cavalinha (Equisetum giganteum), representante de um dos grupos de plantas mais antigos do planeta.

O PE das Araucárias é uma importante área para a conservação da fauna, sendo esta bastante diversificada e abrigando algumas espécies ameaçadas de extinção, como jacutinga (Pipile jacutinga), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), jaguatirica (Leopardus pardalis), gato-do-mato-pequeno (L.tigrinus), gato-maracajá (L. wiedii), puma (Puma concolor) e veado-poca (Mazama nana).

A Bacia do Rio Jacutinga compreende a maior parte do PE, inserida na porção média da Bacia do Rio Bonito, cujas cabeceiras localizam-se na divisa dos estados do PR e SC. O Rio Jacutinga deságua no Rio Bonito, que passa pela Vila Milani e pelo centro da cidade de São Domingos.

A zona de amortecimento do PE das Araucárias compreende os municípios de São Domingos e Galvão, sendo delimitada pelo polígono formado pelas rodovias do entorno que passam pelos divisores de água a oeste e leste da bacia. Caracteriza-se por uma área de significativa atividade econômica, na qual se destaca a agricultura da soja e do milho, reflorestamentos, avicultura e suinocultura. Esta zona de amortecimento tem como finalidade evitar possíveis conflitos de atividades socioeconômicas com os objetivos do PE, incentivando atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável local, fazendo valer também normas específicas de ocupação do solo e uso dos recursos.

As principais atividades que prejudicam a integridade da UC estão relacionadas à intensa degradação ambiental na região, ocasionada pelo uso excessivo de agrotóxicos, usos e manejo inadequados do solo e pela concentração de dejetos suínos, sendo estes contaminantes de fontes e pequenos mananciais mais próximos da área. A fragmentação dos habitats naturais e a caça levaram à redução de algumas populações de mamíferos silvestres, como o bugio (Alouatta guariba clamitans) e a anta (Tapirus terrestris). A presença de animais domésticos na área é uma ameaça às espécies silvestres, como o gambá (Didelphis albiventris), a irara (Eira barbara) e os gatos-do-mato (família Felidae).

 

Gestão do Parque

Feita pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Pin It on Pinterest