Parque Estadual Fritz Plaumann

O Parque Estadual Fritz Plaumann, localizado no município de Concórdia (SC), foi criado através do Decreto nº 797 de 24 de setembro de 2003 e compreende uma área de 741 hectares.

O parque possui como objetivo conservar remanescentes de Floresta Estacional Decidual, como compensação aos impactos ambientais gerados pela Usina Hidrelétrica de Itá, no Rio Uruguai. Para execução dos trabalhos na Unidade foi firmado no ano de 2007, um Termo de Cooperação Técnica entre a FATMA e a Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (ECOPEF).

O parque apresenta estrutura para recepcionar o público, o Centro de Visitantes, que possui sala de exposições com uma maquete e painéis multi-temáticos sobre os elementos naturais e a biodiversidade da área. Há também uma sala de estudos, o alojamento de pesquisadores e o auditório.

Nas trilhas interpretativas o visitante pode percorrer quatro roteiros diferentes – Trilha do Lajeado Cruzeiro, Trilha das Marrequinhas, Trilha do Mirante, Trilha da Canafístula – com acompanhamento e supervisão da ECOPEF, proporcionando contato com alguns cursos d’água existentes na região e amostras bem conservadas de uma das formações florestais mais ameaçadas do estado, a Floresta do Rio Uruguai.

A Floresta Estacional Decidual possui espécies vegetais típicas, como a canafístula (Pelthoporum dubium), a grápia (Apuleia leocarpa), o cedro (Cedrela fissilis) e o angico-vermelho (Parapiptadenia rigida). Dentre os animais ocorrentes na UC, há muitos que se encontram ameaçados pela caça e desmatamento, como o macaco-prego (Cebus apella), paca (Agouti paca), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), veado-mateiro (Mazama americana), cutia (Dasyprocta azarae), jacu (Penelope obscura), perereca-de-vidro (Vitreorana uranoscopa), jararaca-pintada (Botrhops neuwiedii) e caninana (Spilottes pullatus).

Quanto aos cursos d’ água que cortam o Parque, o rio dos Queimados e o Lajeado Cruzeiro merecem destaque. O Lajeado Cruzeiro possui suas nascentes no entorno da unidade e a sua foz situa-se junto à área alagada do rio dos Queimados, na divisa da UC. Já o rio dos Queimados nasce à montante da cidade de Concórdia e sua foz encontra-se nos limites do PE Fritz Plaumann, junto ao Rio Uruguai.

A zona de amortecimento compreende a faixa de 500 metros situada no entorno do parque e no limite de pequenas bacias hidrográficas, que mesmo indo além dos 500 metros, drenam suas águas para o interior da UC. Esta área possui três comunidades: Sede Brum, Porto Brum e Linha Laudelino, com cerca de 70 propriedades, que desenvolvem atividades de cultura de milho, feijão, mandioca, erva-mate, citrus, uva; reflorestamentos de eucalipto; bovinocultura de corte e leite; suinocultura, avicultura e ovinocultura.

As principais atividades que ameaçam a integridade do PE Fritz Plaumann estão relacionadas às espécies florestais exóticas invasoras, como a uva-do-japão (Hovenia dulcis) e o lírio-do-brejo (Hedychium coronarium), além da poluição por resíduos despejados no Rio dos Queimados e a caça e pesca predatória ocorrente na UC e seu entorno.

 

Gestão do Parque

Feita pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Pin It on Pinterest