Defendendo a Mata Atlântica e a biodiversidade por meio de políticas públicas
A Apremavi acredita que o desenvolvimento de políticas públicas ambientais é essencial para garantir os direitos de todos os cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável do planeta.
As ações dessa área temática têm como objetivo trabalhar pela implementação da legislação ambiental, acompanhar os processos legislativos em todos os níveis da federação, combater retrocessos e propor aprimoramentos nas políticas públicas ambientais que promovam e garantam a sustentabilidade.
Atuamos para fortalecer políticas públicas voltadas à conservação da Mata Atlântica, identificando problemas, propondo soluções e apoiando a atuação do Poder Público. Acompanhando debates legislativos e incentivando a implementação de instrumentos como o CAR.
O reconhecimento público obtido por seu trabalho permite que a Apremavi integre colegiados mistos nacionais, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), já tendo integrado o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA); regionais, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, e municipais, como os conselhos de Turismo, do Meio Ambiente e do Plano Diretor de Atalanta e de Rio do Sul. Também participa de Conselhos Consultivos de Unidades de Conservação.
A Apremavi também integra redes e articulações que ampliam o impacto de suas ações em prol da conservação da biodiversidade:
Protesto Verde
A Apremavi não recebe denúncias diretamente, pois essa função é de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. Acesse abaixo informações sobre como encaminhar denúncias de agressões ao meio ambiente.

Acompanhe as notícias sobre Políticas Públicas
Universitários colocam em prática o planejamento de propriedades e paisagens e a restauração ecológica
Através do projeto de extensão Raízes do Futuro, os estudantes de Agronomia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar) planejaram e estão implementando a restauração ecológica em uma propriedade rural no município de Ibaiti (PR), unindo teoria, prática e compromisso...
Conservador das Araucárias: implementar o Código Florestal através da restauração de ecossistemas
O Brasil tem diante de si um desafio histórico e também uma oportunidade: agir sobre sua dívida ambiental e se tornar líder global em restauração de ecossistemas. A efetiva implementação do Código Florestal (Lei 12.651/2012) é um caminho sólido para que o Brasil se...
Expedição Pampa identifica ações para a conservação e valorização do bioma
Entre os dias 06 e 13 de outubro, o Observatório do Código Florestal (OCF) percorreu cerca de 1.800 quilômetros pelo Pampa em uma jornada de escuta e troca de saberes sobre a implementação da Lei de Proteção da Vegetação Nativa no bioma.


















