Defendendo a Mata Atlântica e a biodiversidade por meio de políticas públicas
A Apremavi acredita que o desenvolvimento de políticas públicas ambientais é essencial para garantir os direitos de todos os cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável do planeta.
As ações dessa área temática têm como objetivo trabalhar pela implementação da legislação ambiental, acompanhar os processos legislativos em todos os níveis da federação, combater retrocessos e propor aprimoramentos nas políticas públicas ambientais que promovam e garantam a sustentabilidade.
Atuamos para fortalecer políticas públicas voltadas à conservação da Mata Atlântica, identificando problemas, propondo soluções e apoiando a atuação do Poder Público. Acompanhando debates legislativos e incentivando a implementação de instrumentos como o CAR.
O reconhecimento público obtido por seu trabalho permite que a Apremavi integre colegiados mistos nacionais, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), já tendo integrado o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA); regionais, como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, e municipais, como os conselhos de Turismo, do Meio Ambiente e do Plano Diretor de Atalanta e de Rio do Sul. Também participa de Conselhos Consultivos de Unidades de Conservação.
A Apremavi também integra redes e articulações que ampliam o impacto de suas ações em prol da conservação da biodiversidade:
Protesto Verde
A Apremavi não recebe denúncias diretamente, pois essa função é de responsabilidade dos órgãos públicos competentes. Acesse abaixo informações sobre como encaminhar denúncias de agressões ao meio ambiente.

Acompanhe as notícias sobre Políticas Públicas
No Dia do Pampa, documentário do Observatório do Código Florestal destaca a força do bioma
No dia 17 de dezembro, data em que se celebra o Dia do Pampa, o Observatório do Código Florestal (OCF) lançou o documentário “Pampa: a força do bioma invisível”. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 70...
Apremavi repudia derrubada dos vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental
Apesar da mobilização diuturna da sociedade civil para combater os retrocessos socioambientais desde o início da tramitação do projeto, 56 pontos da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, vetados pelo Poder Executivo, foram derrubados. Conhecido também como “PL da...
Universitários colocam em prática o planejamento de propriedades e paisagens e a restauração ecológica
Através do projeto de extensão Raízes do Futuro, os estudantes de Agronomia da Universidade do Norte do Paraná (Unopar) planejaram e estão implementando a restauração ecológica em uma propriedade rural no município de Ibaiti (PR), unindo teoria, prática e compromisso...




















