Corredor do rio Pelotas

Conheça os detalhes da proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas"

Proposta de Unidade de Conservação do MMA.
Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas"

O Corredor do Pelotas

A realização de estudos para a criação de um corredor ecológico no Rio Pelotas, para garantir o fluxo gênico à montante da área de inundação da barragem de Barra Grande, interligando a região da calha do Rio Pelotas e seus principais afluentes, aos Parques Nacionais de São Joaquim e Aparados da Serra foi uma cláusula estabelecida no Termo de Compromisso assinado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério das Minas e Energia, Energética Barra Grande S.A. e a Advocacia Geral da União, para possibilitar a continuidade do licenciamento ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico da Usina de Barra Grande.

Para atender tal compromisso, o MMA abriu processo administrativo e formou equipe para coordenar os estudos de campo e realizar as articulações institucionais necessárias, visando a proposição da criação do corredor ecológico na calha do Rio Pelotas, à montante da represa da Usina de Barra Grande, localizada entre os municípios de Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS), e na região dos Aparados da Serra e Campos de Cima da Serra, entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os estudos foram iniciados em abril de 2006, sendo coordenados pela Diretoria do Programa Nacional de Áreas Protegidas (DAP), juntamente com a Diretoria de Biodiversidade (DCBIO) e o Núcleo dos Biomas Mata Atlântica e Pampa (NAPMA), vinculados à Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA), e pela Diretoria de Ecossistemas (DIREC), vinculada ao Ibama, e contaram com a participação de técnicos das seguintes instituições: FATMA (SC), SEMA (RS), UFSC, UFRGS, PUC-RS, Prefeituras de diversos municípios, Federação de Entidades Ecologistas Catarinense (SC), APEDEMA (RS) e Núcleo Amigos da Terras (RS).

A conclusão dos estudos aponta para a criação do Refúgio de Vida Silvestre Corredor do Pelotas, uma unidade de conservação de proteção integral, com aproximadamente 270.000 hectares, de acordo com o mapa acima.

A íntegra dos estudos pode ser acessada nos documentos em anexo, nesta seção. O próximo passo agora é a realização das consultas públicas, que provavelmente deverão acontecer em 2008. A tabela abaixo mostra o uso do solo na área onde deverá ser criada a Unidade de Conservação.

Tabela de Uso do Solo no Corredor do Pelotas

Classe

Polígonos

Área (hectares)

% da Área

Floresta Ombrófila Mista/Densa
Primária ou secundária em estágio avançado de regeneração/sucessão

4.501

129.474

47,5 %

Campos Naturais

532

126.074

46,3 %

Florestas em estágio inicial/médio de sucessão

1037

8.433

3,1 %

Silvicultura

366

4.234

1,6 %

Agricultura

331

1.276

0,5 %

Hidrografia

237

2.813

1,0 %

TOTAL

6767

272.303

Pin It on Pinterest