Canjerana, a árvore da madeira vermelha

7 ago, 2009 | Guia de Espécies

A canjerana, também conhecida como canjarana, ocorre desde Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Apresenta ampla dispersão em Santa Catarina, sendo bastante comum em todas as formações florestais do estado.

Seu nome científico (Cabralea canjerana) faz referência à Pedro Álvares Cabral, por sua expedição nas terras hoje pertencentes ao Brasil, enquanto a segunda parte vem da língua tupi-guarani e significa “cajá falso”. Ocorre naturalmente em vários tipos de solos, de férteis aos de baixa fertilidade, principalmente os situados no alto dos morros, porém prefere solos úmidos e profundos, em terrenos planos ou suavemente ondulados, onde a drenagem é lenta.

Sua árvore é de grande porte, podendo atingir até 35 metros na idade adulta e 100 centímetros de diâmetro, embora o comum seja algo próximo de 40 centímetros.. Sua casca é de cor cinzenta escura, resinosa, com até 2 cm de espessura; levemente fendilhada e um pouco fibrosa. Seu tronco é cilíndrico e pode ser reto ou tortuoso, sendo que, quando atinge grandes idades a árvore apresenta raízes tabulares proeminentes, auxiliando em sua sustentação.

A madeira da canjarana, que tem uma cor bem avermelhada, sempre foi considerada muito valiosa para a construção civil, por sua resistência ao ataque de pragas. Além disso, também é muito empregada na marcenaria, especialmente para a estrutura de móveis. Pode também ser utilizada para fins ornamentais, melíferos e medicinais. O suco dos frutos pode ser empregado como inseticida.

Mudas de Canjerana. Foto: Acervo Apremavi.

Seus frutos, de grande valor ecológico pelo alto teor nutricional, são muito apreciados por aves e pequenos mamíferos, fazem com que seja uma espécie facilmente disseminada. Este também é um dos motivos para que a canjerana seja utilizada em reflorestamentos e plantios de restauração ambiental.

A floração costuma ocorrer nos meses de outubro até dezembro e é seguida pela frutificação, que ocorre por volta de maio até agosto. O processo gera um fruto globuloso avermelhado, composto de uma até dez sementes no seu interior, que não é carnoso, e apresenta um látex branco pegajoso. É uma planta dióica, ou seja, hermafrodita, e apresenta uma relação muito importante com diversas aves e artrópodes na sua região de ocorrência, como por exemplo aves, abelhas e e marimbondos que, ao se alimentarem consomem o pólen produzido.

A espécie é indicada para recuperação de matas ciliares por suportar bem áreas sujeitas à inundação temporária.

Diferentes estruturas e aspectos da Canjerana. Fotos: Gabriela Schaffer, Wilsonpni, Reserva Aponapo e Ruth Ripley; através do Biodiversity4All.

Canjerana

Nome científicoCabralea canjerana (Vell.) Mart.
Família: Meliaceae
Utilização: madeira utilizada em rodapés, construção civil, molduras e artesanato. Possuem frutos atrativos a avifauna.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos.
Fruto: carnoso deiscente.
Flor: branca.
Crescimento da muda: médio.
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta, sub-bosque, solo degradado.
Status na Lista Vermelha da IUCN: pouco preocupante (least concern).

 

Fontes consultadas

BARSTOW, M. 2018. Cabralea canjerana. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN 2018: e.T62967A68080470. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-1.RLTS.T62967A68080470.en . Baixado em 11 de outubro de 2021 .

DICK, Edilaine. Avaliação do crescimento das espécies arbóreas nativas em plantio de restauração localizada nas margens do reservatório Irai –- Pinhais, PR. Videira, 2005.


Autores:
Geraldine Marques Maiochi e João Casimiro

Revisão: Vitor Lauro Zanelatto

Foto de capa: Gabriela Schaffer

 

Pin It on Pinterest