Canjerana, a árvore da madeira vermelha
A canjerana, também conhecida como canjarana, ocorre desde Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul. Apresenta ampla dispersão em Santa Catarina, sendo bastante comum em todas as formações florestais do estado.
Seu nome científico (Cabralea canjerana) faz referência à Pedro Álvares Cabral, por sua expedição nas terras hoje pertencentes ao Brasil, enquanto a segunda parte vem da língua tupi-guarani e significa “cajá falso”. Ocorre naturalmente em vários tipos de solos, de férteis aos de baixa fertilidade, principalmente os situados no alto dos morros, porém prefere solos úmidos e profundos, em terrenos planos ou suavemente ondulados, onde a drenagem é lenta.
Sua árvore é de grande porte, podendo atingir até 35 metros na idade adulta e 100 centímetros de diâmetro, embora o comum seja algo próximo de 40 centímetros.. Sua casca é de cor cinzenta escura, resinosa, com até 2 cm de espessura; levemente fendilhada e um pouco fibrosa. Seu tronco é cilíndrico e pode ser reto ou tortuoso, sendo que, quando atinge grandes idades a árvore apresenta raízes tabulares proeminentes, auxiliando em sua sustentação.
A madeira da canjarana, que tem uma cor bem avermelhada, sempre foi considerada muito valiosa para a construção civil, por sua resistência ao ataque de pragas. Além disso, também é muito empregada na marcenaria, especialmente para a estrutura de móveis. Pode também ser utilizada para fins ornamentais, melíferos e medicinais. O suco dos frutos pode ser empregado como inseticida.

Seus frutos, de grande valor ecológico pelo alto teor nutricional, são muito apreciados por aves e pequenos mamíferos, fazem com que seja uma espécie facilmente disseminada. Este também é um dos motivos para que a canjerana seja utilizada em reflorestamentos e plantios de restauração ambiental.
A floração costuma ocorrer nos meses de outubro até dezembro e é seguida pela frutificação, que ocorre por volta de maio até agosto. O processo gera um fruto globuloso avermelhado, composto de uma até dez sementes no seu interior, que não é carnoso, e apresenta um látex branco pegajoso. É uma planta dióica, ou seja, hermafrodita, e apresenta uma relação muito importante com diversas aves e artrópodes na sua região de ocorrência, como por exemplo aves, abelhas e e marimbondos que, ao se alimentarem consomem o pólen produzido.
A espécie é indicada para recuperação de matas ciliares por suportar bem áreas sujeitas à inundação temporária.
Diferentes estruturas e aspectos da Canjerana. Fotos: Gabriela Schaffer, Wilsonpni, Reserva Aponapo e Ruth Ripley; através do Biodiversity4All.
Canjerana
Nome científico: Cabralea canjerana (Vell.) Mart.
Família: Meliaceae
Utilização: madeira utilizada em rodapés, construção civil, molduras e artesanato. Possuem frutos atrativos a avifauna.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos.
Fruto: carnoso deiscente.
Flor: branca.
Crescimento da muda: médio.
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta, sub-bosque, solo degradado.
Status na Lista Vermelha da IUCN: pouco preocupante (least concern).
Fontes consultadas
BARSTOW, M. 2018. Cabralea canjerana. A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN 2018: e.T62967A68080470. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-1.RLTS.T62967A68080470.en . Baixado em 11 de outubro de 2021 .
DICK, Edilaine. Avaliação do crescimento das espécies arbóreas nativas em plantio de restauração localizada nas margens do reservatório Irai - Pinhais, PR. Videira, 2005.
Autores: Geraldine Marques Maiochi e João Casimiro
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Gabriela Schaffer
Boa tarde…. onde consigo sementes dessa árvore?
Olá Lucas, a Apremavi não comercializa sementes, nós vendemos mudas de árvores nativas. Para adquiri-las entre em contato com a nossa equipe do Viveiro Jardim das Florestas pelo e-mail viveiro@apremavi.org.br. Abraços, Equipe Apremavi.
Bom dia, gostaria de saber quantos anos teria uma árvore de canjerana hoje, sendo que na minha região aínda tem troncos de mais de 100cm que foram lamentável mente cortadas a mais de um século pelos imigrantes italianos, muito obrigado. Edimir, Boa Vista do Sul, RS
Olá Edimir. Agradecemos sua mensagem. Segundo pesquisas, a Canjerana é uma espécie secundária tardia que pode ultrapassar 300 anos de idade e atingir 30 metros de altura e 120 centímetros de diâmetro. Grata. Equipe Apremavi.
Quanto tempo leva para atingir 50 cm de diâmetro?
Olá Marcelo, estudos científicos apontam que ao final de 12 meses do plantio, as mudas de canjerana podem chegar a ter 16 mm de diâmetro. Infelizmente não há como prever quantos anos ela pode demorar para atingir os 50cm de diâmetro. Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Gostaria de saber se a madeira da canjerana é uma madeira oleosa . Atte
Olá Antonio, a canjerana tem uma madeira de alta durabilidade, sendo considerada como uma das madeiras mais valiosas do Sul do Brasil, podendo ser utilizada para diversos fins: desde obras externas, dormentes, até marcenaria, carpintaria, lenha e carvão. É uma madeira leve (0,55 a 0,69 g/cm³), de cerne marrom-avermelhado, com qualidades próximas às do cedro (Cedrela fissilis), porém mais durável, e a seiva na verdade está na casca. Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Gostaria de plantar com fim comercial como faça
Como conseguir as folhas?
Onde se consegue as mudas ou sementes?
Olá Luiz, como vai? A Apremavi não comercializa sementes, somente mudas. Para informações sobre disponibilidade e preço, pedimos que entre e contato com a nossa equipe do Viveiro Jardim das Florestas pelo telefone (47) 3535-0119, pelo WhatsApp (47) 98855-7323 (somente mensagens) ou pelo email viveiro@apremavi.org.br. Atenciosamente, Equipe Apremavi
Gostaria de adquirir algumas mudas da espécie Canjerana. Como obtê-las? Qual o valor unitário? Saudações!
No meu terreno tem uma muda de Canjerana, moro no local há 17 anos e a planta já estava aqui. A percepção que tenho é que segue do mesmo tamanho. Então deve ter crescido muito pouco em quase duas décadas.
A canjarana ser para vigota de construçao civil??