Cortiça-lisa, a fruta da criançada
A Cortiça-Lisa (Rollinia rugulosa), também conhecida como Araticum-de-porco ou Araticum-verde, é uma árvore nativa do Brasil, de até 12m de altura e 40 cm de diâmetro. Ocorre desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo mais frequente nas áreas da Floresta Ombrófila Mista, a Floresta com Araucárias.
Antigamente sua madeira era usada para fazer bóias para redes de pesca dos pescadores do litoral de Santa Catarina, daí vem o nome de “cortiça”.
Além de ser considerada uma espécie ornamental, a cortiça produz frutos comestíveis pelo homem, parecidos com a fruta-do-conde ou anona. O fruto é globoso, contendo numerosas sementes presas a uma polpa branca aquosa, mole e de sabor levemente ácido. É envolvido por uma casca amarelo-esverdeada. A cortiça-lisa tem uma prima conhecida como cortiça-crespa ou araticum-amarelo, que tem propriedades parecidas, mas seu fruto é mais doce e com menos polpa.
Sua madeira tem utilidade reduzida, mas a casca fornece fibras que podem ser utilizadas na fabricação de cordas. Seus galhos eram utilizados pelos índios para fazer flechas. As sementes tem propriedades medicinais, sendo popularmente utilizadas como anti-diarréicas.
A espécie é indicada para recuperação de ecossistemas degradados, particularmente as áreas de preservação permanente (APPs) por apresentar desenvolvimento rápido, além de produzir frutos muito procurados por pássaros e animais. A Apremavi tem produzido muitas mudas que são utilizadas nos projetos de restauração florestal.
Nos municípios do interior, onde a criançada ainda tem o privilégio de poder correr solta pelo mato e pelas roças, a cortiça-lisa é muito apreciada e às vezes é difícil controlar a gurizada enquanto não detonarem todos os frutos da corticeira.
Esse comportamento na verdade é herdado das gerações mais velhas. É comum ouvir adultos contando histórias de infância onde a cortiça-lisa aparece como a atriz-coadjuvante. Histórias que nos fazem lembrar o famoso Chico Bento que passa parte do seu tempo roubando as goiabas do vizinho, só que neste caso, as frutas cobiçadas são as cortiças. E tem também histórias bem pitorescas de adultos que colhiam as cortiças ainda verdes e as escondiam numa espécie de ninho de capim, para amadurecem longe do olhar e das mãos da gurizada. Mal sabiam eles que a criançada realizava verdadeiras competições para achar os tais ninhos de cortiça, que uma vez encontrados tornavam-se um verdadeiro troféu a ser exibido como motivo de grande orgulho.
O fato é que essa fruta típica do Brasil, merece uma atenção maior para seu potencial de uso comercial, seja na produção e comercialização in natura, seja na extração de sua polpa para produção de sucos e sorvetes.

Muda de Cortiça-lisa. Foto: Acervo Apremavi.
Cortiça-lisa
Nome científico: Rollinia rugulosa Schltdll
Família: Annonaceae
Utilização: madeira e paisagismo. Os frutos são comestíveis.
Coleta de sementes: diretamente do chão, ou coletando os frutos nos galhos.
Época de coleta de semente: fevereiro a março.
Fruto: carnoso com bastante polpa.
Flor: amarela.
Crescimento da muda: rápido.
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Fontes consultadas
PINTO, L.S. et al. Indução do enraizamento de estacas de araticum-de-porco pela aplicação de fitorreguladores. Scientia Agraria, v.4, n.1-2, p.41-45, 2003.
LORENZI, H. Caesalpinia peltophoroides Benth. In: LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. p. 148.
PROCHNOW, M (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007. 188p.
Autoras: Miriam Prochnow e Tatiana Arruda Correia.
Quero adquirir muda de cortiça lisa.
Prezado Helio.
Agradecemos o seu interesse e gostaríamos de informar que para compra de mudas você deve entre em contato através do telefone 47 3535-0119 ou pelo e-mail: viveiro@apremavi.org.br.
Atenciosamente,
Equipe Apremavi
Boa noite,
Gostaria de saber se é possível transplantar uma planta (cortiça) de mais ou menos uns dois metros de altura, deve ter uns três anos de idade.
Obrigado.
Olá Ilson, boa tarde. Sim, é possível transplantar um pé de cortiça. O período mais indicado para fazer a operação é durante o inverno e o ideal é que seja feito um grande buraco ao redor da planta para não danificar suas raízes. Se tiver interesse em comprar novas mudas de cortiça, venha fazer uma visita ao nosso viveiro! Abraços, Equipe Apremavi.
Gostaria de saber onde posso comprar a fruta em Balneário Camboriú, ou pedir pra receber em casa.
Olá Dione, boa tarde. Infelizmente ainda não enviamos mudas pelo correio, mas contamos com um viveiro amplo e cheio de espécies nativas e frutíferas. Que tal agendar a sua visita? Abraços, Equipe Apremavi.
Gostaria de saber se essa fruta pode fazer mal a algumas pessoas. Se ela tem contra indicação, porque eu comi e em seguida dentro de meia hora comecei a passar mal. Me deu uma forte congestão.
Olá Hilda. Até onde sabemos a fruta da cortiça-lisa não tem nenhum contra indicação. De qualquer forma sugerimos que a Senhora consulte um profissional da saúde para identificar se tem alguma alergia específica. Abraços, Equipe Apremavi.
Gostaria de saber Como fazer germinar semente de cortiça-lisa
Olá Margarete, o primeiro passo é separar a polpa da semente. Na sequência introduza as sementes num recipiente contendo terra fértil e adubo. Após plantadas elas germinam em 40 a 90 dias e as plântulas atingem 30 cm com 10 meses de idade. Lembrando que elas precisam estar em ambiente sombreado para boa formação e desenvolvimento. Abraços, Equipe Apremavi.
Tenho um pé de cortiça lisa e ela florece muito mas não produz frutos . O que posso fazer para conseguir que dê frutos ?
Oi, Maria. Sem ver a árvore é um pouco mais difícil sabermos ao certo qual pode ser o problema. As vezes a não produção dos frutos se dá por falta de polinizadores, ou devido a ataque de insetos ou ainda por deficiência nutricional. Você pode tentar aplicar adubação orgânica na projeção da copa e incorporar ao solo para nutrição e monitorar para ver se algo acontece. Caso perceba a existência de fungos, recomendamos aplicar calda bordaleza nas folhagens, mas nesse caso tendo cuidado para ser antes da floração, pois é um tratamento geralmente efetuado no inverno. Abraços, Equipe Apremavi.
Olá pessoal, pensei que a cortiça fosse oriunda de banhado pois quando criança ia colher frutos no matagal as margens da lagoa da usina de Imbituba SC por volta da década de 50.
Abraço à todos.
Oi Luiz, a cortiça é mesmo uma árvore muito versátil, não é? Abraços, Equipe Apremavi.
Colhi, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, uma fruta com aparência idêntica a essa, porém o sabor muito diferente: até meio amargo e a coloração dela era salmão. Vocês sabem me informar do que se trata? Obrigada!
Olá, Sandra. Infelizmente sem ver a árvore/fruto de perto é difícil dar um palpite certeiro, mas acreditamos que seja alguma outra espécie da família Annonaceae. Abraços, Equipe Apremavi.
Gostaria de saber onde fica a Apremavi para uma visita ao viveiro se for possivel.
Olá Francisco, o Viveiro Jardim das Florestas fica na localidade de Alto Dona Luiza, município de Atalanta (SC). Os telefones para contato são: (47) 3535-0119 e (47) 98855-7323. Aguardamos a sua visita. Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Bom dia, da semente da própria fruta consegui fazer uma muda em um pote, logo coloquei num terreno com bastante espaço e cresceu bastante, esta numa altura de quase 3 metros porém não deu frutos ainda, já plantei faz uns 8 anos. O que devo fazer?
Prezado Dione. A cortiça-lisa é uma planta que não depende de polinização de outros indivíduos da mesma espécie.
No entanto, o tempo médio para início da frutificação gira em torno de 5 a 6 anos. Dependendo do solo, em alguns casos esse tempo pode ser maior.
O ideal seria você fazer uma adubação de cobertura para estimular o crescimento e, consequentemente, o inicio da frutificação.
Outro procedimento possível, seria você fazer a retirada de alguns galhos, permitindo uma maior entrada de luz.
A cortiça-lisa também prefere solos um pouco mais úmidos, por isso recomenda-se colocar folhas secas, restos de capim ou grama em volta da planta.
Atenciosamente, Equipe Apremavi.
por favor quero uma muda de cortiça lisa relembrar o tempo de criança meu nome é Maria Blumenau SC 991581959 código 47
Olá Maria, como vai? Para informações sobre disponibilidade e preço das mudas de cortiça e outras espécies pedimos que entre e contato com a nossa equipe do Viveiro Jardim das Florestas pelo telefone (47) 3535-0119, pelo WhatsApp (47) 98855-7323 (somente mensagens) ou pelo email viveiro@apremavi.org.br. Atenciosamente, Equipe Apremavi.
Aqui volta da lagoa de Ibiraquera em Imbituba encontrei algumas mudas de cortiça, aparentemente bem antigas e pequenas como faço para que se desenvolva?
Bom dia. Sou de Joinville SC, e tenho um pé de cortiça lisa que fiz através de sementes, trouxe de Criciúma. O pé já tem uns 4 metros e produz muitas flores, porém poucas viram frutos. Gostaria de saber sobre polinização, que tipo de inseto que poliniza ou se é possível polinizar manualmente. E qual o procedimento.
Olá Everaldo!
Plantas desse táxon geralmente são polinizadas por coleópteros.
Para saber mais sobre técnicas de polinização, recomendações este livro: http://ava.icmbio.gov.br/pluginfile.php/4592/mod_data/content/16765/biologia%20da%20polinização%202014.pdf
Abraço, Equipe Apremavi