Do bola ao galinha, o tatu é o bicho da vez

23 jun, 2014 | Bichos de Atalanta, Guia de Espécies, Notícias

Você já deve ter ouvido falar no tatu-bola, não?

O tatu-bola já foi até mascote da Copa do Mundo e é exclusivo do país. Além dele, pesquisadores afirmam que há cerca de 11 espécies de tatu encontradas no Brasil. Em Santa Catarina, pesquisadores registraram o Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus), o Tatu-peba (Euphractus sexcinctus) e o Tatu-de-rabo-mole (Cabassous tatouay) no Parque Nacional das Araucárias. Aqui em Atalanta, por entre as matas preservadas do sopé da Serra do Pitoco, quem tem dado o ar da graça é o tatu-galinha-pequeno ou tatu-mulita (Dasypus septemcinctus L.).

O tatu-galinha-pequeno é um animal de distribuição restrita à América do Sul, sendo encontrado nas áreas centrais a sul do Brasil, no leste da Bolívia e Paraguai e extremo norte da Argentina. Com hábitos noturnos, transita em áreas abertas naturais, pastos e pradarias e também ocorre em áreas bem preservadas, matas secundárias e bordas de mata, geralmente ambientes associados a cursos d’água.

Sua alimentação consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins e besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados como minhocas e lesmas e algumas raízes. Com seu faro e audição excelentes, podem identificar sua presa a 20 centímetros de profundidade. Os tatus tem grande importância ecológica, pois chegam a comer mais de 8 mil insetos por noite contribuindo para um equilíbrio de populações de formigas e cupins.

São facilmente identificados porque possuem uma pequena carapaça dorsal ovalada formada por seis ou sete cintas de placas móveis bem desenvolvidas. Esta estrutura, semelhante a uma armadura, envolve e protege as partes vulneráveis do seu corpo e explica a origem do seu nome: a palavra “tatu”, etimologicamente, deriva do tupi e significa “animal de couro duro”.

Os adultos chegam a pesar 3 kg e medem de 50 a 60 cm de comprimento, sendo que a cauda pode medir de 15 a 30 cm. Suas pequenas patas possuem uma membrana com 5 garras bem afiadas, que o ajuda a se locomover com rapidez, buscar alimentos, bem como escavar buracos no solo que são usados como moradia e para se proteger do frio prolongado. Um ou mais tatus habitam uma mesma toca.

A maturidade sexual de um tatu chega entre o primeiro e segundo ano de vida. A gestação da fêmea vai de 58 a 65 dias. Por ninhada, as fêmeas de tatu-galinha-pequeno dão a luz 4 filhotes idênticos geneticamente e do mesmo sexo.

Entre a lista de predadores naturais, estão os cachorros do mato, alguns felinos de pequeno porte e os lobos guará. Contudo, algumas espécies de tatu figuram entre a lista de animais ameaçados de extinção devido à caça ilegal e descontrolada dos homens, e também em decorrência da destruição do ambiente em que vivem.

Tatu

Tatu-galinha-pequeno registrado pela equipe da Apremavi. Foto: Arquivo Apremavi

Tatu-galinha-pequeno

Nome popular: tatu, tatu-mulita, tatu-galinha-pequeno
Nome científico: Dasypus septemcinctus
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Habitat: áreas abertas naturais, fragmentos preservadas, matas secundárias e bordas da mata.
Alimentação: insetos, pequenos invertebrados e raízes.
Tamanho: de 50 a 60 cm de comprimento.
Peso: em média, 3 kilos.
Predadores naturais: cachorros do mato e alguns felinos.
Status de conservação: pouco preocupante – LC (não ameaçado).
Fatores de ameaça:
caça ilegal e destruição do habitat.

Fontes consultadas

ANACLETO, T.C.S., SMITH, P., ABBA, A.M. & SUPERINA, M. Dasypus septemcinctus. In: IUCN 2014. IUCN Red List of Threatened Species, 2014.

MIRANDA, J.R. & MIRANDA E.E. Biodiversidade e Sistemas de Produção Orgânica: Recomendações no Caso da Cana-de-Açúcar, Embrapa Monitoramento por Satélite, 94 p., 2004. SANTOS, Eurico. “Zoologia Brasílica – Entre o Gambá e o Macaco”, 1984.

Guia Ilustrado – O Mundo dos Animais – Mamíferos III, 1990.

MOREIRA DA SILVA, K. F. Ecologia de uma população de tatu-galinha (Dasypus septemcinctus) no Cerrado do Brasil central. Dissertação de Mestrado, Unb, 2006.

Tatu. Disponível em: http://www.todabiologia.com/zoologia/tatu.htm. Acessado em: 12 de maio de 2014.

Tatu. Disponível em: http://www.itaecoaventura.com.br/arquivos_internos/ ?abrir=zoobotanico&acao=mais_detalhes&categoria=2&id=74. Acessado em 05 de abril de 2014.

Tatu. Disponível em: http://www.infoescola.com/mamiferos/tatu/. Acessado em: 12 de maio de 2014.

Tatu-mulita. Disponível em: http://www.biodiversidade.cnpm.embrapa.br/ambiental /mamiferos/tatu_mulita.html. Acessado em 05 de abril de 2014.

Pin It on Pinterest