Encontro do Fundo Casa traz esperança para a pauta socioambiental

4 abr, 2024 | Notícias

Fundo Casa Socioambiental reuniu parceiros de diversas instituições em Itapecerica da Serra (SP) no final de março, dentre elas a Apremavi, para avaliar a trajetória e planejar os próximos passos.

A um ano de completar 20 anos de existência, o Fundo Casa Socioambiental reuniu fundadores, conselheiros, equipe, representantes de organizações apoiadas, parceiros financiadores e convidados para compartilhar os resultados obtidos até o momento, fazer uma avaliação das atividades e planejar a caminhada daqui para frente. O encontro ocorreu entre os dias  24 a 27 de março de 2024, em Itapecerica da Serra (SP). 

Participante do evento, Miriam Prochnow, diretora e co-fundadora da Apremavi e uma das fundadoras do Casa, manifestou sua alegria em participar desse momento importante: “é incrível ver como o fundo cresceu e já conseguiu apoiar mais de 3.500 projetos, em locais onde outros fundos não chegam. Quando gestamos a iniciativa, em 2005, sabíamos que ela teria um papel fundamental no desenvolvimento das potencialidades locais, não só com apoio financeiro, mas também com capacitação e apoio do desenvolvimento institucional. Inclusive a primeira capacitação do fundo aconteceu na Apremavi, em 2007”, comenta Miriam.

Os números do Casa impressionam e mostram o potencial de crescimento. De 2005 a 2023 o Casa apoiou 3.593 projetos, com o investimento de quase 118 milhões de reais. Os projetos apoiados são oriundos de grupos que normalmente não estão inclusos nos públicos beneficiários de outros fundos, como associações de moradores e cidadãos ativistas, quilombolas, indígenas, extrativistas, agricultores familiares, pescadores artesanais, ribeirinhos e caiçaras.

O Fundo Casa Socioambiental trabalha com os seguintes eixos estratégicos: defensores socioambientais; construção de capacidades; proteção dos territórios, direitos humanos e da natureza; resiliência em mudanças climáticas; ações propositivas para soluções sustentáveis; e monitoramento e participação em políticas públicas.

Diante dos grandes desafios da humanidade, principalmente os efeitos da crise climática, fundos como o Casa se tornam cada vez mais fundamentais. Para Cristina Orpheo, atual diretora executiva do Casa, o Fundo se consolida como uma peça importante no quebra-cabeça global do combate às mudanças climáticas, onde o protagonismo das comunidades locais já é amplamente reconhecido: “seu papel vai muito além do financiamento convencional de projetos socioambientais. Ao direcionar seus recursos para iniciativas lideradas por comunidades locais e povos indígenas, o Fundo Casa atua na linha de frente da justiça climática, fortalecendo os mais vulneráveis e garantindo que suas vozes sejam ouvidas no debate sobre o futuro do planeta. Além disso, ao apoiar projetos inovadores, o Fundo Casa não apenas impulsiona soluções práticas e escaláveis, mas também fomenta um ambiente de aprendizado e colaboração, essencial para enfrentar os desafios complexos das mudanças climáticas”, complementa Cristina.

Maria Amália Souza, fundadora e atual coordenadora do desenvolvimento estratégico da instituição, desenhar estratégias sistêmicas para assegurar que recursos filantrópicos cheguem aos grupos de base comunitária mais excluídos e vulneráveis, é imprescindível se quisermos um mundo sustentável e com equidade.

Encontro do Fundo Casa Socioambiental. Foto: Fundo Casa

Registros do encontro de 20 anos de existência do Fundo Casa Socioambiental. Fotos: Fundo Casa Socioambiental e Miriam Prochnow

O Fundo Casa Socioambiental

O Casa é um fundo local ativista, que acolhe desafios e apoia soluções, buscando promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

O Fundo Casa se destaca como um catalisador de mudanças transformadoras em direção a um futuro mais sustentável e resiliente. Ao mobilizar recursos e engajar a sociedade civil em seus esforços, demonstra que o enfrentamento da crise climática requer uma abordagem inclusiva e holística, que valorize tanto a expertise técnica quanto a sabedoria ancestral. O trabalho não só contribui para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, mas também inspira esperança e confiança em um amanhã melhor para as gerações presentes e futuras.

> Saiba mais sobre o Fundo Casa

 

Autora: Miriam Prochnow.
Revisão: Thamara Santos de Almeida.
Foto de capa: ©️ Fundo Casa Socioambiental.

Pin It on Pinterest