Escolas de Atalanta participam da mobilização sobre o futuro centro turístico da cidade

2 set, 2025

Uma proposta pedagógica está sendo desenvolvida com estudantes do 5º e 6º ano das escolas para o engajamento e participação no planejamento do espaço público. 

Um convite para imaginar o novo espaço público de Atalanta. Na última semana, os estudantes foram apresentados ao desafio de representar, através de desenhos, quais estruturas, atividades e como será a paisagem do centro turístico que deverá ser construído, e que busca fortalecer a cultura, preservar a memória e incentivar o turismo na cidade. 

As atividades ocorreram nas escolas EMEF. Vila Gropp e  E.E.B. Dr. Frederico Rolla, e contaram com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre estudantes e equipe pedagógica. Taís Fontanive, da Apremavi, e Vilma Krause, da Prefeitura de Atalanta, apresentaram a proposta pedagógica e os objetivos do envolvimento dos centros de ensino para o planejamento do futuro centro turístico. 

Segundo Vilma, a iniciativa teve ótima receptividade na comunidade escolar. “Durante a apresentação, conduzida por Taís, alunos e professores demonstraram entusiasmo e interesse em participar, reforçando a importância do projeto”, destacou. Na oportunidade, também foi incentivada a participação da comunidade na consulta popular sobre o tema, que busca ouvir os interesses e prioridades da população para o espaço.

Registros das atividades nas escolas. Fotos: Arquivo Apremavi.

Futuro Centro Turístico de Atalanta

No centro da cidade há uma das mais antigas edificações industriais de Atalanta, que por décadas funcionou como uma olaria, isto é, fábrica de artefatos de cerâmica para a construção civil. Atualmente, a área onde se encontram as ruínas da antiga olaria pertence à Prefeitura Municipal de Atalanta e um conjunto de chaminés compõe um valioso patrimônio histórico. No alto de uma das chaminés cresceu uma figueira, constituindo um lindo e único conjunto natural.

A área foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Atalanta em 2024. Para avançar na proposta do centro turístico, uma série de ações para o planejamento participativo com a comunidade, estão sendo realizadas, buscando compreender quais aparelhos culturais, estruturas e elementos devem ser incluídos no espaço. As atividades estão sendo realizadas pela Apremavi e Prefeitura Municipal de Atalanta, por meio da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

> Saiba mais 



Autor: Vitor Lauro Zanelatto
Colaboração: Taís Fontanive e Vilma Krause
Foto de capa: 

Pin It on Pinterest