Ilustrando a restauração: Conservador das Araucárias é retratado em gibi

30 out, 2025

A publicação coordenada pela Reserva Araponga, parceira da Apremavi, apresenta os principais benefícios da conservação e restauração ecológica e objetivos do Conservador das Araucárias. 

O 11º gibi da série Turma da Reserva Araponga foi lançado na última terça-feira, 28 de outubro, durante a a 5ª Oficina do Corredor Ecológico da Serra Geral. O livreto foi co-organizado pela Reserva Araponga e  Apremavi; e conta com ilustrações inéditas de Ricardo Manhães.

Além de divulgar o Conservador das Araucárias, o gibi também busca incentivar a conexão das pessoas com a natureza, ilustrando a importância de parcerias para a proteção do meio ambiente. “O gibi não será utilizado apenas para atividades de educação ambiental com crianças e jovens, é uma estória que todas as pessoas devem ler, se conectar com a mensagem e, por fim, contribuir com a conservação e restauração”, comenta Miriam Prochnow, diretora da Apremavi e Coordenadora de Relacionamentos do projeto.

 

Gibi Turma da Reserva Araponga com a participação do Conservador das Araucárias
Lançamento integrado à 5ª Oficina do Corredor Ecológico da Serra Geral

O lançamento ocorreu durante a 5ª Oficina do Corredor Ecológico da Serra Geral, na Câmara de Vereadores de Santa Rosa de Lima (SC), e contou com a participação de moradores, gestores, proprietários rurais e instituições. A iniciativa, que busca a implementação do Corredor Ecológico Caminho das Nascentes, reconhecido pelo Decreto Estadual nº 2.367/2022. Entre os objetivos do corredor está a conexão do  Parque Nacional de São Joaquim com o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

A programação do evento foi dividida em dois momentos. O primeiro abordou modelos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e contou com apresentações sobre o PSA de Santa Catarina, ministrada por Flávia Hila (VES Brasil – Valor Econômico Sustentável); os Créditos Life de Biodiversidade, apresentados por Clóvis Borges (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental/Instituto LIFE); a experiência da C-Pack, que tratou dos créditos de biodiversidade como investimento para o setor privado. Em seguida, Christian Dobereiner, da Reserva Araponga, apresentou a importância e o potencial da biodiversidade e o retorno econômico associado à sua conservação, com o exemplo da Reserva Araponga.

O segundo módulo tratou de alternativas e soluções financeiras relacionadas ao tema. Foram apresentados o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), conduzido por Lisiane Astarita. Por fim, o Conservador das Araucárias foi apresentado por Leandro Casanova e Maíra Ratuchinski (Apremavi).

Leandro Casanova apresentando o Conservador das Araucárias

Leandro Casanova apresentando o Conservador das Araucárias. Foto: Maíra Ratuchinski

​O Conservador das Araucárias

O projeto é fruto de uma parceria entre a Apremavi e a Tetra Pak que tem como meta a restauração de 7 mil hectares de Mata Atlântica, com foco na Floresta com Araucárias. Visa a restauração florestal com espécies nativas, atrelada à captura de carbono para mitigação das mudanças climáticas. Além disso, promove a adequação de propriedades rurais à legislação ambiental, a conservação de mananciais hídricos, do solo e da biodiversidade, bem como a melhoria da qualidade de vida da população. 

> Conheça o projeto

Autora: Thamara Santos de Almeida
Colaboração: Maíra Ratuchinski
Revisão: Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: Thamara Santos de Almeida

Pin It on Pinterest