Ipê-branco, floração espetacular na Mata Atlântica

29 fev, 2024 | Guia de Espécies, Notícias

O ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma espécie muito apreciada por sua beleza e floração. É indicada para o paisagismo e arborização em geral – inclusive em avenidas e sob fiação elétrica – tornando os espaços urbanos mais agradáveis e promovendo belas cenas na época da floração.

A árvore adulta pode variar entre 5 e 18 metros de altura, apresentando tronco reto e cilíndrico de até 60 centímetros de diâmetro. Possui uma casca externa grossa e fissurada, e casca interna fibrosa e amarelada. Os ramos jovens são pilosos e as folhas são compostas, trifolioladas (folha dividida em três subunidades). 

As flores brancas apresentam cálice acastanhado, corola campanulada de coloração branca ou levemente rosada e garganta de traços amarelados. A floração ocorre principalmente em setembro, com a frutificação podendo ocorrer entre outubro e janeiro. 

As sementes dos ipês perdem rapidamente o poder germinativo, que são obtidas dos frutos secos que as espécies Tabebuia spp. produzem. O belo e efêmero florescimento – que ocorre simultaneamente com a ausência de folhas na árvore – pode ocorrer precocemente, afetando drasticamente as chances de reprodução da espécie, porque as sementes morrem antes do início da estação chuvosa. 

A propagação da espécie ocorre por via anemocórica (realizada pela ação do vento). No Brasil, ocorre naturalmente do Pará até São Paulo, com maior frequência próximo ao Pantanal Mato-grossense, habitando as Florestas Estacionais Semideciduais. Também é esparsamente encontrada na Caatinga.

O ipê mantém uma significativa população no Brasil, justamente por seu uso amplo em projetos de paisagismo e nas iniciativas de restauração ecológica, principalmente na Mata Atlântica e no Cerrado. Além disso, é uma espécie resistente às adversidades do tempo: o nome ipê em tupi-guarani significa “árvore de casca grossa”. Em exceção, a  espécie apresenta pouca tolerância à geadas.

Ipê-branco

Registros das flores, frutos e árvore adulta de ipê-branco. Fotos: Arquivo Apremavi, (CC) Maurício Mercadante e (CC) Victor de Paiva.

Ipê-branco

Nome científico: Tabebuia roseoalba (Ridl.) Sandwith
Família: Bignoniaceae
Utilização: a madeira, moderadamente pesada, de boa resistência mecânica e longa durabilidade quando conservada em ambiente seco, foi utilizada no passado principalmente na construção, como assoalhos, vigamentos e acabamentos internos.
Coleta de sementes: logo após o início da abertura espontânea dos frutos. Após a coleta, é indicado deixar os frutos expostos ao sol para completar a abertura, a fim de facilitar a separação das sementes.
Época de coleta de sementes: outubro a dezembro.
Fruto: cápsulas verdes e compridas, contendo numerosas sementes membranáceas e aladas.
Flor: Branca.
Crescimento da muda: Rápido.
Germinação: Rápida, em até 30 dias.
Plantio: Mata ciliar, área aberta, sub-bosques, solo degradado.
Status de conservação: Não listada – Portaria MMA 148/2022; NT – quase ameaçada (IUCN).

Fontes consultadas

BRASIL. Embrapa Milho e Sorgo – MG. Ministério da Agricultura e Pecuária. Natureza vívida – A magia dos ipês. Elaborado por Daniel Pereira Guimarães. Disponível em: https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/64586919/artigo-natureza-vivida–a-magia-dos-ipes. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Portaria nº 148, de 07 de junho de 2022. Portaria MMA Nº 148.Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/cepsul/images/stories/legislacao/Portaria/2020/P_mma_148_2022_altera_anexos_P_mma_443_444_445_2014_atualiza_especies_ameacadas_extincao.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.

IUCN. IUCN Red List. 2022. Disponível em: https://www.iucnredlist.org/. Acesso em: 28 fev. 2024.

MIRIAM PROCHNOW (org.). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi, 2007. 188 p. Disponível em: https://apremavi.org.br/wp-content/uploads/2018/03/livro-jardim-das-florestas.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

SAURESSIG, Daniel. Plantas do Brasil: árvores nativas. Irati: Plantas do Brasil, 2014. 432 p.

Autor: Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Carolina Schäffer
Foto de Capa: registro de ipê-branco em floração. Foto: ©️Cristina Brito/Embrapa Pecuária Sudeste

Pin It on Pinterest