Programa Matas Sociais registra resultados de plantio em parceria com escolas de Ortigueira (PR)

19 jul, 2021 | Matas Sociais, Notícias

Além da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e do planejamento das propriedades, o Programa Matas Sociais também colabora com ações de educação ambiental, muitas vezes com resultados visíveis nas paisagens. A mudança que está ocorrendo no horizonte da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Ortigueira (PR), é um belo exemplo.

Em outubro de 2017, alunos, pais e professores de duas escolas da cidade, em conjunto com moradores da comunidade de Briolândia (Ortigueira – PR), se reuniram para restaurar APPs em torno de nascentes, colocando em prática os estudos sobre preservação ambiental e proteção dos recursos hídricos que aconteceram em sala de aula. Esse trabalho coletivo resultou no plantio de 3.300 mudas de árvores nativas. Confira o registro do plantio:

Matas Sociais

Plantio de restauração de nascente feito em parceria com escolas  comunidade local de Ortigueira (PR). Foto: Arquivo Apremavi.

No dia do plantio também foram realizadas explicações sobre a importância de preservar as nascentes, a fauna e flora local para o próprio bem-estar e qualidade de vida. Simone Calisti, diretora da Escola Municipal Ernesto Soares dos Santos, destacou a importância de momentos como esse para a comunidade: “A nascente que foi recuperada abastece a comunidade de Briolândia. Antes do plantio estava exposta, com pouca mata ciliar em volta. Depois de uma visita dos professores da escola no local, fizemos o pedido para o responsável pela área, Marcílio Regonato, para realizar um plantio em parceria com o programa Matas Sociais. O projeto trouxe um grande impacto positivo a toda a comunidade levando conscientização à população; no dia do plantio estavam presentes mais de 100 pessoas da comunidade. Hoje a nascente se encontra protegida. Matas Sociais, escola e comunidade: parceria que deu certo”.

Neste ano, a equipe da Apremavi visitou o local para conferir o progresso da restauração iniciada com a ajuda da comunidade do Colégio Teotônio Vilela e da Escola Ernesto Soares dos Santos. Veja o #AnteseDepois da área:

Antes e depois Matas Sociais

Antes e depois com fotos das visitas de monitoramento da restauração em volta de uma nascente. Fotos: Arquivo Apremavi.

O Programa Matas Sociais

O Programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, é resultado de uma parceria entre a Klabin, a Apremavi, o SEBRAE, e as prefeituras dos municípios da região de atuação do projeto, entre eles Ortigueira (PR). Além da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal e da conservação de remanescentes florestais, a iniciativa busca conciliar beleza e qualidade de vida com produtividade e rentabilidade, através da agricultura familiar, desenvolvimento da cadeia de produção e fortalecimento do empreendedorismo local.

Conheça mais sobre o programa aqui.

Autores: Marcos José Santos e Vitor L. Zanelatto.

Pin It on Pinterest