Estação Ecológica da Mata Preta

A ESEC Mata Preta, localizada no município de Abelardo Luz (SC), foi criada por Decreto Federal em 19 de outubro de 2005. Apresenta área de 6.563 hectares e compreende três fragmentos separados entre por estradas municipais e estaduais e por áreas de lavoura.

A Estação Ecológica da Mata Preta

Dentre os objetivos da ESEC, destaca-se a preservação dos ecossistemas naturais da área, principalmente dos remanescentes de Floresta Ombrófila Mista em diferentes estágios, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas científicas e de atividades de educação ambiental. A ESEC é responsável pela manutenção do equilíbrio hídrico de diversos rios e nascentes, afluentes do Rio Chapecó, principal rio que abastece Abelardo Luz.

Além do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), característico da Floresta com Araucárias, são encontradas na área espécies florestais como a imbuia (Ocotea Porosa), erva-mate (Ilex paraguariensis), xaxim (Dicksonia sellowiana), angico-vermelho (Parapiptadenia rigida), louro-pardo (Cordia trichotoma), canela-lageana (Ocotea pulchella), canela-amarela (Nectandra lanceolata), cedro (Cedrela fissilis), grandiúva d’anta (Psychotria leiocarpa), bromélia (Aechmea recurvata).

O isolamento dos fragmentos é considerado uma ameaça para a unidade, pois impossibilita a conexão com o outro fragmento florestal, em função das lavouras e plantios de espécies exóticas.

A ESEC é um importante refúgio para a fauna, por conta de seu tamanho, abrigando espécies de aves bioindicadoras de qualidade ambiental, como o uru (Odontophorus capueira) e o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). São frequentemente encontradas espécies de mamíferos como o puma (Puma concolor), bugio (Alouatta guariba clamitans), jaguatirica (Leopardus pardalis), veado-poca (Mazama nana), veado-mateiro (Mazama americana), ca¬teto (Pecari tajacu), entre outros. A fragmentação da área da ESEC é um dos principais problemas à integridade da fauna, pois diversos animais são encontrados atropelados, em função de a área estar cortada por estradas.

A zona de amortecimento da ESEC compreende 500 metros em projeção horizontal, a partir do seu perímetro. É formada por grandes fazendas, plantio de pinus e por seis comunidades rurais (Barro Preto, Linha Pagliosa, Cabeceira do Banho, Rincão Torcido, Sítio Barrichello e Assentamento Nova Aurora), sendo Rincão Torcido a única comunidade com parte de sua área inserida no município de Clevelândia (PR), possuindo como fonte de renda atividades comerciais (bares e restaurantes), entre outras.

Nestas comunidades encontram-se pequenas propriedades e um assentamento de reforma agrária, no qual são desenvolvidas atividades de agricultura, com destaque para as culturas de soja (transgênica e convencional), trigo, milho e feijão; a pecuária tanto de corte como de leite e seus derivados; e a apicultura (realizada principalmente no Assentamento Nova Aurora).

Contato

ICMBio
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Rua Doutor Beviláqua, 863, Centro Caixa Postal 127
Palmas, PR. CEP: 85.555-000
Fone/fax: (46) 3262-5099
Email: esec.matapreta@icmbio.gov.br
www.icmbio.gov.br
Cadastro Nacional de UCS

Pin It on Pinterest