Semana do Meio Ambiente é marcada por diversas ações na Apremavi

12 jun, 2023 | Centro Ambiental Jardim das Florestas, Matas Legais, Matas Sociais, Notícias, Viveiro Jardim das Florestas

A Semana do Meio Ambiente é uma das mais movimentadas na Apremavi. Visitas no Centro Ambiental e Viveiro Jardim das Florestas, palestras em escolas, doação de mudas, participação em eventos foram algumas das ações comemorativas deste ano.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, inaugurado há mais de 50 anos, faz um chamado para as possibilidades e responsabilidades que cada indivíduo possui para promover as cobranças que estão ao seu alcance e cobrar por aquelas que são possíveis apenas através de ações sistêmicas e institucionais. Com os debates socioambientais cada vez mais qualificados e valorizados sobre o tema, são muitas as estratégias para sequestro da pauta para estratégias de promoção, como o greenwashing

Por isso, é oportuno observar o Dia do Meio Ambiente como uma oportunidade de tocar o solo, plantando árvores e observando o direito que é concedido a todos os brasileiros pela constituição Cidadã, no artigo 225: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao Poder Público e à sociedade o dever de defender e preservar para que as futuras gerações possam dele desfrutar”. Em 2023, o trabalho na Semana do Meio Ambiente buscou conectar e inspirar mais pessoas a defender o meio ambiente para além das efemérides. Confira as principais atividades: 

 

Atividades em Atalanta 


O Centro Ambiental, localizado em Atalanta (SC), recebeu a visita de cerca de sessenta alunos, que passaram o dia observando as cores e texturas da mata por onde passa a Trilha da Restauração, aprendendo sobre o cuidados com as sementes e mudas no viveiro e conhecendo a história de ativismo da Apremavi pela conservação e restauração da Mata Atlântica. O Centro de Educação Infantil Uta Kriese de Agrolândia (SC) e a Escola Erci Dick, de Monte Carlo (SC), foram atendidas através do programa de visitas guiadas da Apremavi. 

Visita guiada no Centro Ambiental. Foto: Taís Fontanive

Visita guiada na Trilha da Restauração localizada no Centro Ambiental da Apremavi. Foto: Taís Fontanive

O Viveiro Jardim das Florestas recebeu o programa Vale Agrícola, produzido e apresentado pela jornalista Aline Leonhardt, do município de Aurora, no Alto Vale do Itajaí (SC). Aline veio até Atalanta para a gravação das principais orientações e cuidados para quem busca transformar um pinhão numa muda de araucária.

Confira o vídeo, gravado com Wigold B. Schäffer, co-fundador da Apremavi: 

 

Atividades em centros de ensino

Mudas produzidas no viveiro foram utilizadas para o plantio de uma nova floresta, em Lages (SC). Alunos do Instituto Federal Catarinense (IFSC) de Lages plantaram 100 mudas doadas pela Apremavi em uma das ações da Semana do Meio Ambiente da organização.  No total, 54 pessoas do Câmpus fizeram parte das atividades. A ação envolveu os cursos técnicos em Meio Ambiente, Agroecologia, Análises Químicas, além do curso superior de Gestão do Agronegócio.

Ações de Educação Ambiental em escolas foram realizadas pela Apremavi no âmbito dos Projetos Matas Legais e Matas Sociais no Paraná:

A equipe do Matas Legais realizou ações de Educação Ambiental em duas escolas em Curiúva (PR), uma no Colégio Estadual Jandira Ferreira Rosas e outra no Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa. Cerca de 400 estudantes e professores do ensino fundamental e médio participaram das atividades. Os temas abordados envolveram a importância da preservação e recuperação do meio ambiente, mudanças climáticas, dentre outros. 

Após as palestras os alunos participaram do jogo educativo “Fique Legal com o Clima” desenvolvido pela Apremavi. O engajamento dos alunos foi tão grande que foram jogadas várias rodadas. Ao final das atividades foram doadas cerca de 350 mudas de espécies nativas, dentre elas frutíferas e de paisagismo. 

 

Atividade do jogo “Fique Legal com o Clima” executada com os alunos do ensino fundamental e médio. Foto: Pedro Ferreira

Atividade do jogo “Fique Legal com o Clima” executada com os alunos do ensino fundamental e médio. Foto: Pedro Ferreira

Já os técnicos do Matas Sociais ministram ações em duas escolas, uma em Telêmaco Borba (PR) e outra em Reserva (PR), que envolveram cerca de 90 alunos.

Na cidade de Telêmaco Borba, as ações foram desenvolvidas na Escola Municipal Gonçalves Lêdo, em parceria com as secretarias de meio ambiente e educação. A atividade foi o plantio de mudas com o intuito de recuperar uma nascente. Foram plantadas 200 mudas e na ocasião os alunos também tiveram a oportunidade de entender na prática como é feito o trabalho de restauração ecológica. O projeto de recuperação desta Área de Preservação Permanente (APP) de uma nascente de zona urbana com 0,6 hectares prevê o plantio de aproximadamente 1.600 mudas.

Plantio de mudas em área de APP urbana junto aos alunos da Escola Municipal Gonçalves Lêdo pelo projeto Matas Sociais. Foto: William Villar de Castro Ribas

Plantio de mudas em área de APP urbana junto aos alunos da Escola Municipal Gonçalves Lêdo pelo projeto Matas Sociais. Foto: William Villar de Castro Ribas


Já em Reserva (PR),
foram ministradas palestras na Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos com o objetivo de elucidar a importância da preservação das florestas para recuperação dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente. Além disso, ocorreu um plantio de espécies nativas no entorno da escola para a melhoria do aspecto paisagístico com a distribuição de cerca de 400 mudas de árvores nativas. 

Wiliam de Castro Ribas, Técnico Ambiental da Apremavi, comenta sobre a importância das ações para a comunidade: “Os trabalhos de educação ambiental e a preservação da água e da natureza são de extrema importância para o aumento da qualidade de vida dos moradores locais”.

Palestra de educação ambiental ministrada pelo projeto Matas Legais na Escola Municipal Evangelina Bittencourt em Reserva (PR). Foto: William Villar de Castro Ribas

Palestra de educação ambiental ministrada pelo projeto Matas Legais na Escola Municipal Evangelina Bittencourt em Reserva (PR). Foto: William Villar de Castro Ribas

 

Participação em eventos 

Entre os dias cinco e sete de junho Florianópolis recebeu o XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS 2023). A iniciativa reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design.  

A Apremavi esteve no evento, apresentando a tecnologia Ellepot, aplicada na produção de mudas do Viveiro Jardim das Florestas desde 2019. Também foram compartilhados os objetivos e saberes produzidos pela Apremavi em sua atuação para a restauração de áreas degradadas, materializados na cartilha “Planejando Propriedades e Paisagens”, distribuída aos participantes do evento.

Além das publicações, mudas de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas pelo Viveiro Jardim das Florestas também foram doadas ao público participante do evento, que pôde conhecer mais sobre a produção e utilização de espécies nativas em projetos de restauração ambiental e entender na prática os benefícios da tecnologia Ellepot, conforme destaca Gabriela Goebel, Técnica Ambiental da Apremavi: “Participar de um evento de inovação como o Ensus, apresentando a qualidade das mudas e os benefícios da tecnologia Ellepot,  como a substituição de materiais plásticos na produção de mudas e um rápido crescimento das raízes, foi muito valioso para os participantes e também para nós”

Exposição da Apremavi no XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS 2023) em Florianópolis (SC). Foto: Vitor Lauro Zanelatto

Exposição da Apremavi no XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto (ENSUS 2023) em Florianópolis (SC). Foto: Vitor Lauro Zanelatto

Essa ação está relacionada com os ODS:

 

Autores: Pedro Ferreira, William Villar de Castro Ribas, Thamara Santos de Almeida e Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Carolina Schäffer
Foto da capa: Plantio de mudas em área de APP urbana na Escola Municipal Gonçalves Lêdo em Telêmaco Borba (PR). Foto: William Villar de Castro Ribas

Pin It on Pinterest