Seu Mario. Um embaixador da natureza

27 maio, 2009 | Notícias

A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), “descobriu” o Seu Mário em 1997, em uma de suas “missões ambientais” na região, realizando um curso com agricultores no município de Santa Terezinha (SC), no pesque-pague de Sebastião da Silva, o popular Sebas, comerciante muito conhecido naquele município.

Leandro Casanova, assessor florestal da Apremavi, lembra que em um evento apoiado pelo Programa Demonstrativo para a Mata Atlântica (PDA), que reuniu 50 agricultores, conversava-se sobre a Legislação Ambiental e sobre possibilidades de se trabalhar com enriquecimento de florestas secundárias. Nesse evento, destacou-se um agricultor que guardava em seu interior uma grande admiração pela natureza.

Alguns meses após a realização desta reunião, começaram os contatos com esse agricultor que se mostrou um admirador do trabalho da Apremavi. O seu nome: Mario Latauczeki, morador da localidade de Rio da Anta, homem ligado à terra que acabou trocando a lida somente na agricultura para se dedicar a uma pequena ferraria, antigo ofício de seu pai, onde conserta carroças, reboques e pequenos implementos agrícolas para agricultores da comunidade.

Falar do Mario é algo que empolga. Grande amante da natureza, é com certeza um “embaixador” da Apremavi no município. Já perdeu a conta de quantos alunos das escolas do município ele trouxe para visitar o viveiro Jardim das Florestas. Tem como um hobby produzir mudas nativas para distribuí-las aos amigos e a quem quiser.

A paciência e a insistência são marcas características desse homem que faz da natureza a sua inspiração. Prova disso está em sua propriedade, que atualmente está se transformando em um verdadeiro sistema agroflorestal. Nem as intempéries como geadas fortes, ataques de ratos em função da “seca da taquara”, que de certa forma atrasaram seus planos, fizeram com ele desistisse do seu objetivo. Esses percalços momentâneos não são barreiras para esse “soldado verde”.

Em 2007, no ano de comemoração dos 20 anos da Apremavi, a fim de socializar a comemoração com personalidades que se destacaram na preservação do meio ambiente, foi instituído o Prêmio Imbuia. Mario Latauczeski foi merecedor do prêmio pela dedicação na implantação de projetos ambientais e pelo trabalho exemplar realizado em sua propriedade rural, e pelo apoio dado às ações da Apremavi.

Sobre a premiação ele comenta: “Para mim foi um presente, um dos melhores presentes que ganhei nessa parte, porque a gente nem esperava que fosse contemplado né!, Eu nem imaginava que tinha ganhado, então foi muito valioso”.

Depoimento de Mario Latauczeski para o Especial Santa Catarina. Vídeo: WWF Brasil.

Leandro Casanova lembra também, que “certa vez em uma das viagens a Santa Terezinha chegamos à casa do Mario, havia uma aglomeração grande de clientes que estavam esperando para serem atendidos em sua ferraria, porém na ocasião havíamos combinado de realizarmos umas visitas a outros agricultores. Um fato marcante foi a postura mais que imediata do Mario, que disse a eles: “… pessoal fiquem a vontade, podem usar a oficina, tenho um compromisso agora …” saindo de fininho da ferraria”. Isso comprovou que meio ambiente para o Mario é coisa séria.

Exemplos como esses fazem com que o “pessoal” da Apremavi se sinta motivado a cada dia de trabalho desenvolvido com agricultores e permite pensar e ter certeza de que vale a pena continuar.

Seu Mario, o “embaixador” da Apremavi, sempre em suas andanças incansáveis, persiste em arrebanhar homens do campo para transformá-los em “homens da floresta”. Esse é o caso que aconteceu com Osvaldo Havrelhuk e Alfredo Havrelhuk, que terão suas histórias contadas nas próximas matérias. Por tudo isso, Mario Latauczeki é um Amigo da Natureza.

Autor: Leandro Casanova.

Pin It on Pinterest