O que dizer de 2021? Podemos afirmar, com triste certeza, que ele se soma aos anos anteriores e fica marcado por um cenário de inseguranças sociais, políticas, sanitárias e ambientais.

Como aponta o Relatório de Atividades de 2021, que acaba de ser divulgado, ao longo do ano a sociedade civil reuniu esforços para garantir a integridade da legislação ambiental, mas as boiadas que passaram foram muitas. Além do ativismo permanente, na Apremavi o mão-na-massa seguiu fazendo parte da nossa realidade diária.

Muitas atividades ainda se mantiveram em ambientes virtuais em razão da pandemia, mas dos nossos dias de campo veio o resultado esperado: milhares de árvores plantadas, centenas de hectares restaurados, várias propriedades planejadas sob a perspectiva ambiental e muitas pessoas envolvidas. E claro, a semente de transformação nasceu no Viveiro Jardim das Florestas, que produziu mais de meio milhão de mudas nativas.

Assembleia Geral de 2022

No dia 27 de julho associados, diretores e conselheiros se reuniram virtualmente para a Assembleia Geral Ordinária de 2022. O encontro é previsto no estatuto e foi um momento de prestação de contas e apresentação dos destaques de 2021. Além das ações e atividades vinculadas aos projetos e áreas temáticas, das campanhas e da atuação em redes e coletivos, foram demonstrados os balanços financeiros e discutidas as articulações em andamento já em 2022.

Entre os presentes, João Paulo Capobianco, vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), parabenizou a instituição pelo relatório de atividades apresentado. “A Apremavi é uma instituição consolidada e reconhecida há muito tempo. É animador e reconfortante ver o trabalho florescendo e juntando tantos parceiros importantes, vejo que hoje ela está super bem posicionada para enfrentar os desafios atuais e futuros”, declarou.

Os desafios de fato são muitos, mas nossa experiência de 35 anos (a serem comemorados este ano) nos põe a seguir trabalhando com esperança e força. Esperança que nossas sementes nativas encontrem ainda mais áreas para germinar e crescer. E força para se manter vigilantes e presentes, defendendo a ciência e democracia, conservando a natureza e a biodiversidade e agregando parceiros nas atividades diárias.

Sergio Blanco, parceiro que nos ouvia diretamente da Espanha, comentou da alegria em estar presente na Assembleia: “me alegra estar entre amigos porque a Apremavi é luz em meio a tantas desesperanças. Ver o trabalho realizado nos dá força para seguir lutando diante de tantas preocupações com a realidade ambiental do Brasil e do mundo”.

Registro da Assembleia Ordinária de 2021, realizada na última segunda-feira (27/06).
Figura: Arquivo Apremavi.

Autor: Carolina Schäffer
Revisão: Vitor L. Zanelatto

Pin It on Pinterest