Vencedores do Prêmio Expressão de Ecologia recebem troféu Onda Verde
As ondas verdes, como são chamados os troféus do Prêmio Expressão de Ecologia, foram entregues aos vencedores da 28ª edição do prêmio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC).
O evento, que aconteceu no dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, teve transmissão online e contou com a participação presencial e virtual dos 20 premiados de 2022. Na oportunidade foi lançada a revista Emergência Climática e o livro Consórcio Quiriri, ambos produzidos pela Editora Expressão.
A Apremavi foi premiada com o projeto Bosques de Heidelberg, na categoria Parceria Global Pela Segurança Climática. O projeto é fruto da parceria teuto-brasileira entre a Apremavi e a ONG Bund für Umwelt und Naturschutz Deutschland – BUND, que começou em 1998, tendo as primeiras mudas plantadas em 1999.
Em mais de 20 anos de existência, o Bosques de Heidelberg já promoveu o plantio de 161.448 árvores plantadas e doadas em campanhas de educação ambiental nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, beneficiando 123 propriedades públicas e privadas e mais de 1.800 pessoas. Além disso, desde 2008 foram sete ações “Der Regenwald kommt in die Klassenzimmer” (A Mata Atlântica vai às salas de aula), com a realização de palestras em 09 escolas da cidade de Heidelberg capacitando 3.610 alunos desde 2008.
Registros da cerimônia de entrega do 28ª Prêmio Expressão de Ecologia. Fotos: Miriam Prochnow, Editora Expressão.
Miriam Prochnow, co-fundadora e conselheira da Apremavi, foi quem recebeu o troféu das mãos de Antônio Odilon Macedo, um dos idealizadores do prêmio e presidente do júri. Para Miriam, participar de mais essa edição do Prêmio Expressão é motivo de orgulho, especialmente por se tratar da premiação ambiental de maior longevidade ininterrupta no Brasil e também por conta da categoria no qual o projeto recebeu a premiação: “o momento em que vivemos é histórico e a construção de parcerias globais no combate às mudanças climáticas é urgente e imprescindível”, comenta Miriam.
Mario Mantovani, ambientalista reconhecido nacionalmente e também parceiro da Apremavi, foi escolhido Personalidade Ambiental do ano. Ele não pode estar presente. O catarinense Lauro Eduardo Bacca, também ambientalista histórico, foi o encarregado de receber a onda verde do Mario. Um importante reconhecimento para o trabalho de todas as organizações da sociedade civil. Miriam Prochnow foi a Personalidade Ambiental no ano de 2017, ano em que a Apremavi completou 30 anos.
Confira a cerimônia de entrega do 28º Prêmio Expressão de Ecologia:
Sobre o Prêmio
Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Em sua trajetória, o Prêmio contabiliza 3.118 projetos ambientais inscritos.
Autora: Miriam Prochnow
Revisão: Carolina Schäffer