Apremavi e The Vita Coco Company lançam parceria para monitoramento de fauna

7 nov, 2023 | Notícias

“Cuidando da Mata Atlântica” é o nome do projeto que lança a mais nova parceria da Apremavi com a empresa americana Vita Coco. 

Pensado para ser desenvolvido no âmbito do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, em Atalanta (SC), o projeto terá como principal atividade o monitoramento da avifauna e mastofauna do parque.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Vita Coco para proteger a biodiversidade e restaurar a Mata Atlântica, que é um dos biomas mais ricos e ameaçados do mundo. Nossas ações no Parque Mata Atlântica contribuirão para a conservação de espécies como a coruja-murucututu, conhecida por habitar a área”, afirmou Carolina Schaffer, vice-presidente da Apremavi.

Ao longo de um ano, além do monitoramento das espécies, o projeto contemplará também:

  • A restauração e o enriquecimento de 7,53 hectares de áreas localizadas no Parque Mata Atlântica;
  • A atualização do Plano de Manejo do Parque Mata Atlântica;
  • O desenvolvimento de ações de Educação Ambiental com escolas da região;
  • A elaboração de um mapa com proposta de criação de corredor ecológico em Atalanta conectando o Parque Mata Atlântica com outros fragmentos florestais no município.

O projeto faz parte da iniciativa da Vita Coco chamada Projeto Vita Coco, fundada em 2014 por meio do programa de Iniciativa Ambiental e Social da empresa para apoiar e capacitar comunidades fornecedoras de coco. Até à data, o Projeto Vita Coco, através dos seus parceiros locais, distribuiu mais de 370.000 mudas e árvores e treinou mais de 1.000 agricultores em práticas agrícolas regenerativas. Essa será a primeira iniciativa da empresa no Brasil. Já na Apremavi, o projeto irá contribuir com as metas do planejamento estratégico da instituição, que quer ter uma olhar mais aprofundado na interação da fauna com áreas restauradas ao longo dos anos

 

Plantio inaugural

Uma das primeiras ações do projeto foi a realização de um mutirão de plantio em parceria com o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, durante o 2° Encontro das Unidades Regionais realizado em Atalanta (SC).

No total, foram plantadas 671 mudas de árvores nativas de 29 espécies diferentes da Mata Atlântica usadas para restaurar uma área de cerca de um hectare no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, na comunidade de Vila Gropp, em Atalanta (SC).

Área no Parque Natural Municipal Mata Atlântica onde foi realizado o primeiro plantio do projeto "Cuidando da Mata Atlântica. Foto: Carolina Schäffer
Plantio inaugural do projeto “Cuidando da Mata Atlântica” realizado no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Fotos: Carolina Schäffer.
Monitoramento de aves

O levantamento das aves do Parque Mata Atlântica ocorreu entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro e foi conduzido por um especialista da avifauna da Mata Atlântica, o Biólogo Gustavo Malacco.

Para verificar a ocorrência das aves, enfocando, principalmente, na vocalização de espécies ameaçadas de extinção, raras, deficientes em dados e endêmicas, a técnica utilizada foi o “playback”, que consiste na reprodução de um som por poucos minutos, e com intervalos entre as repetições, para atrair as aves. Cada som resulta em respostas diferentes que indicam a presença das espécies.

Esta já é a segunda vez que Gustavo vem até Atalanta. Na primeira, em dezembro de 2021, o especialista conduziu um estudo da avifauna do município, que resultou na identificação de mais de 190 espécies e serviu de inspiração para o Guia de Aves de Atalanta, lançado pela Apremavi no dia das aves, em outubro de 2023.

Biólogo Gustavo Malacco realizando o levantamento de avifauna. Foto: Carolina Schäffer
Biólogo Gustavo Malacco realizando o levantamento de avifauna. Foto: Carolina Schäffer
Autora: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest