Matas Legais ministra atividade de educação ambiental em Ortigueira (PR)
No dia 13 de junho, o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola (CEEP) de Ortigueira recebeu uma atividade de educação ambiental realizada pela Apremavi pelo programa Matas Legais desenvolvido em parceria com a Klabin.
Na oportunidade, foram envolvidos 330 participantes, entre estudantes, professores e a direção do Colégio. O evento, realizado nos períodos matutino e vespertino, contou com palestras e atividades interativas como tema principal: “Importância das Florestas para a Conservação da Água”
A atividade foi ministrada por Mauricio Reis, coordenador de projetos da Apremavi com o apoio de Weliton Oliveira e Pedro Ferreira, técnicos ambientais da Apremavi, e Melrian Schetz, que atua na área de Responsabilidade Ambiental Florestal da Klabin.
A palestra foi realizada em dois horários no período matutino e um horário no período vespertino, garantindo um melhor entendimento do conteúdo. Ao todo, três turmas participaram das ações. Após as palestras, a primeira turma de estudantes do Curso de Meio Ambiente participou do jogo educativo “Fique Legal”. O jogo se desenvolve em uma lona, onde os participantes avançam ou recuam no tabuleiro com base em suas ações em relação ao meio ambiente.
Durante o evento, foram levadas mudas de espécies da Mata Atlântica para que os estudantes pudessem ter contato direto com a flora local. Houve também uma explanação sobre o processo de produção de mudas e a importância do viveiro. Para enriquecer a biblioteca do Colégio, foram fornecidos materiais didáticos, incluindo o livro “Apremavi 30 Anos 30 Causas”, a cartilha “Planejando Propriedades e Paisagens Sustentáveis” e réplicas em tamanho pequeno do jogo “Fique Legal”.
Sara Lopes de Sene, professora do CEEP, destacou a experiência do evento: “Que alegria foi receber em nossa instituição a equipe da Apremavi juntamente com a Klabin para a realização de uma brilhante palestra. Foi um momento de grande aprendizado para todos os nossos alunos dos Cursos Técnicos em Agronegócio, Meio Ambiente, Manutenção de Máquinas Pesadas e Operações Florestais. A palestra foi realizada em três horários diferentes para atender toda nossa comunidade escolar. Agradecemos imensamente pela presença de vocês e esperamos poder contar com vocês sempre em nossa instituição.”
Melrian Schetz da Klabin agradeceu a instituição de ensino e a parceria da Apremavi: “Gostaria de expressar minha gratidão ao CEEP de Ortigueira pela calorosa recepção e pela ativa participação dos alunos na palestra sobre a importância de conservar e restaurar nossos ecossistemas florestais. Foi enriquecedor compartilhar a atuação do projeto Matas Legais na região. Agradeço também à Apremavi pela parceria com a Klabin nas atividades de educação ambiental. É encantador ver o interesse dos alunos e esperamos que isso desperte ainda mais a vontade de contribuir para a preservação ambiental.”
Atividades de educação ambiental realizadas no dia 13 de junho no Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola (CEEP) em Ortigueira (PR) pela Apremavi em parceria com a Klabin. Fotos: Maurício Reis
O Matas Legais
É uma iniciativa da parceria entre a Apremavi e a Klabin que acontece em Santa Catarina e no Paraná. Busca desenvolver ações de conservação, educação ambiental e fomento florestal, que ajudam a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.
A palavra legal procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom para viver.
Autores: Maurício Reis e Pedro Ferreira.
Revisão: Thamara Santos de Almeida (Apremavi) e Melrian Schetz (Klabin).
Foto de capa: Ação de Educação Ambiental no dia 13 de junho ministrada pelo Matas Legais em Ortigueira. Foto: Maurício Reis.