Aniversário do PN São Joaquim
Mobilizar e capacitar agricultores familiares e comunidades tradicionais para a coleta e beneficiamento de sementes nativas é uma forma de conectar experiências e potencializar os resultados da restauração e conservação da Mata Atlântica.

Formada em abril de 2023, a Rede de Sementes Mais Floresta surgiu das demandas da cadeia da restauração e atuais dificuldades na coleta de sementes. Os coletores engajados na Rede são moradores de seis projetos de assentamentos (PAs) de Abelardo Luz (PA 13 de Novembro, PA José Maria, PA Juruá, PA Papuã 1, PA Roseli Nunes e PA Volta Grande), localizada no oeste de Santa Catarina. As primeiras sementes coletadas foram da árvore símbolo da fitofisionomia regional: a araucária, e atualmente são coletadas sementes de mais de 20 espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista, com potencial de expandir para 91 espécies, de acordo com estudos de ocorrências na região e demanda para projetos existentes.

Os coletores realizam a coleta e beneficiamento das sementes nativas de acordo com orientações da equipe técnica da Apremavi, que estabeleceu uma rota para recolhimento das sementes coletadas pelos agricultores em seguida encaminhando para o Viveiro Jardim das Florestas, localizado em Atalanta (SC). Além de conservar a variabilidade genética das espécies locais e valorizar o conhecimento da comunidade sobre as espécies nativas, a rede permite a remuneração aos agricultores pelas sementes coletadas. Atualmente as sementes coletadas pelo grupo são utilizadas para fomentar a produção de mudas no Viveiro Jardim das Florestas, com vistas a atender as demandas dos projetos de restauração executados pela Apremavi.

Atuação

Atualmente na Região Oeste de Santa Catarina, com a possibilidade de expansão para outros territórios.

Propósito

Fortalecimento da cadeia da restauração em Santa Catarina com o envolvimento das comunidades.

Trabalho

A Apremavi orienta os coletores para a atividades e assegura a  compra das sementes por um valor justo.

Rede

A governança é compartilhada entre os participantes através de oficinas participativas e reuniões.
i

Segurança

São fornecidas orientações para a realização do trabalho e conservação da biodiversidade.

 

COLETORES EM AÇÃO

Desde o início de 2023 foram realizadas reuniões de planejamento, atividades formativas e ações de mobilização de participantes. Os coletores da Rede de Sementes +Floresta também estiveram no Viveiro Jardim das Floresta, para aprender mais sobre o beneficiamento e armazenamento das sementes.
Desde a fundação da rede de sementes representantes dos coletores e da equipe Apremavi estão acompanhando os debates do Redário de Sementes, iniciativa nacional de mobilização dos coletores de sementes nativas, visando o fortalecimento da cadeia da restauração, valorização do trabalho e salvaguarda do conhecimento tradicional associado.

iniciativa

A rede é uma iniciativa independente, apoiada pela Apremavi através da compra das sementes pelo Viveiro Jardim das Florestas e fomento dos projetos +Floresta e Conservador das Araucárias.
Logo Apremavi
Logo AJM
Logo Acaprena

Pin It on Pinterest