Plano de Manejo do Parque Mata Atlântica é finalizado
O Plano de Manejo do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica (PNMMA) foi apresentado no dia 10 de outubro na sede do Parque em Atalanta (SC).
A revisão do documento iniciou em novembro de 2023 deste ano com visitas de campo, realização de diversas oficinas com moradores do entorno, usuários do parque, professores, representantes da Prefeitura Municipal de Atalanta, representantes da Apremavi e demais interessados. Foram realizadas ainda, no mês de maio, uma oficina de pesquisadores e posterior oficina de validação em julho com todos os interessados.
A entrega, realizada durante a oficina de apresentação do Plano de Manejo e formação do conselho consultivo, envolveu representantes das instituições interessadas em integrar o conselho consultivo do Parque e atores que participaram da elaboração do Plano de Manejo da UC.
O evento iniciou com as boas-vindas aos participantes, onde os organizadores e o vice-prefeito de Atalanta agradeceram a presença de todos e reforçaram a importância do encontro. Em seguida, na sessão “Como chegamos aqui”, foi feita uma retrospectiva do processo que culminou na elaboração do plano de manejo, destacando as etapas anteriores, como oficinas participativas e envolvimento da comunidade e especialistas. Após isso, houve a apresentação detalhada do Plano de Manejo, explicando suas principais diretrizes, objetivos para a conservação e gestão da unidade de conservação, zoneamento e normas. Um espaço aberto foi então destinado para perguntas e considerações, permitindo que os presentes esclarecessem dúvidas e dessem sugestões.
A segunda etapa da reunião foi dedicada à renovação do Conselho Consultivo da UC, um importante espaço de apoio à gestão. Nesse momento foi apresentado o processo de mobilização dos atores realizado até o momento, e ao final da reunião elaborado a primeira versão da composição do Conselho, que também deverá ser validado a partir de Portaria emitida pelo poder executivo do município.
“A finalização e entrega do Plano de Manejo revisado é uma etapa essencial para consolidar um processo que integra a comunidade local, pesquisadores e gestores na definição das diretrizes de conservação do parque. Essa etapa final promove um sentimento de esperança e comprometimento entre os diversos atores envolvidos, servindo como um marco para o futuro sustentável da Unidade de Conservação”, relata Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi que coordenou a revisão do documento realizada pela empresa Bio Teia Estudos Ambientais.
O próximo passo será a assinatura de Portaria pelo prefeito municipal aprovando a revisão do Plano de Manejo.
Evento de entrega do Plano de Manejo do PNMMA no dia 10 de outubro. Fotos: Wigold Schäffer, Gabriela Goebel e Miriam Prochnow.
Autora: Thamara Santos de Almeida.
Revisão: Edilaine Dick.
Foto de capa: Cachoeira Perau do Gropp, Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Foto: Carolina Schäffer