Apremavi recebe homenagem na ALESC pelo trabalho para a criação de UCs
O reconhecimento foi direcionado a atuação da organização para a criação e implementação da Estação Ecológica da Mata Preta e do Parque Nacional das Araucárias.
No evento de encerramento do Mês do Meio Ambiente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), foram homenageadas mais de 50 instituições e cidadãos catarinenses, protagonistas de iniciativas para a conservação da biodiversidade e recursos naturais, restauração ecológica, educação ambiental, manejo sustentável e conscientização; além de órgãos públicos com atuação socioambiental, artistas e pesquisadores. O evento ocorreu no auditório da Alesc, na última quinta-feira (10/07).
Nesse sentido, a Apremavi foi reconhecida por sua atuação histórica no estado para a criação de Unidades de Conservação, especialmente a Estação Ecológica (ESEC) da Mata Preta e do Parque Nacional (PARNA) das Araucárias. Juntas, elas protegem cerca de 19.404 hectares, em grande parte remanescentes de Floresta Ombrófila Mista, a Floresta com Araucárias.
As áreas protegidas são extremamente importantes para a conservação de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), o pica-pau-de-cara-canela (Dryocopus galeatus), a araucária (Araucaria angustifolia) o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana) e a imbuia (Ocotea porosa).
As duas UCs foram oficializadas em 2005, a partir de um grande trabalho envolvendo instituições federais (MMA/IBAMA), órgãos públicos estaduais e municipais, universidades e organizações da sociedade civil. Além dos esforços para a criação da ESEC e do PARNA, a Apremavi elaborou os planos de manejo e também organizou a instituição dos conselhos consultivos das UCs no oeste de Santa Catarina.
O evento no parlamento catarinense marcou a conclusão de uma extensa agenda em alusão ao meio ambiente, que contemplou 16 municípios em diferentes regiões de Santa Catarina. Embora a temática adotada para as atividades foi o combate a poluição plástica e valorização da cultura oceânica, cidades para além do litoral também registraram atividades para a celebração e proteger o mar, a vida e a consciência ambiental.
O Deputado Marquito, que preside a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALESC e foi o proponente das homenagens, ressaltou a importância de valorizar as iniciativas socioambientais que contribuem para a proteção do meio ambiente em Santa Catarina: “Vamos lutar para adiar o ‘fim do mundo’. A gente sabe que a restauração, a recuperação e ressignificar esse modelo de produção e consumo que está colocado é possível. Por isso, o trabalho de cada um e cada uma aqui [homenageados] é tão importante.” Por fim, Marquito reafirmou a busca pelo diálogo e parcerias na sua atuação como parlamentar: “É possível legislar, fiscalizar, cooperar e trabalhar em rede, como a gente trabalha com cada um de vocês”, finalizou.

Gabriela Goebel e Vitor L. Zanelatto receberam a homenagem, representando a equipe da Apremavi. Foto: @OdaraCris / @marquito.sc
RMA também foi homenageada
A atuação na defesa da Mata Atlântica realizada pela Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA) também foi homenageada. João de Deus Medeiros, recebeu a honraria em nome da Rede. A Rede de ONGs da Mata Atlântica reúne mais de 300 organizações da sociedade civil, atuando em defesa do bioma, da justiça socioambiental e dos direitos das populações que vivem e resistem nos territórios. Sua atuação é pautada pela incidência política, mobilização social, produção de conhecimento e fortalecimento de políticas públicas voltadas à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade.
Ao longo dos anos, a RMA atuou em diversas iniciativas em Santa Catarina, como a denúncia de descumprimentos da legislação ambiental, incidência para a fiscalização e redução do desmatamento e acompanhamento de projetos de restauração ecológica. Mais recentemente, a RMA viabilizou um projeto para o engajamento de atores em prol da retomada da criação de Unidades de Conservação nos estados da região Sul, e a iniciativa para Santa Catarina foi liderada pela Apremavi.

João de Deus recebeu a homenagem em nome da RMA. Foto: @OdaraCris / @marquito.sc
Autor: Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Miriam Prochnow e Thamara S. de Almeida
Foto de capa: @OdaraCris / @marquito.sc