Plantar árvores é uma das maneiras de ajudar a amenizar os efeitos do aquecimento global. É pensando nisso, que a Apremavi mantém o seu viveiro de mudas, o Jardim das Florestas, e aproveita datas especiais como o dia da árvore e o início da primavera, para conscientizar a comunidade a fazer a sua parte pela conservação ambiental.

Este ano, o mês de setembro que já começou com vários seminários e reuniões, teve também seu ponto alto na distribuição de mudas. Várias empresas, instituições, pessoas físicas e prefeituras comemoraram o dia da árvore, dia 21 de setembro, adquirindo, distribuindo e plantando mudas de árvores nativas.

Algumas mudas foram doadas pelo Programa Matas Legais, que é uma parceria da Apremavi com a Klabin, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável nas propriedades rurais. A Klabin, que é hoje a maior exportadora de papéis do Brasil, desenvolve também o Programa Caiubi de Educação Ambiental, que contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes e capacita professores para o desenvolvimento de projetos ambientais nas escolas.

Outra parceria que já dura 10 anos, é a da Apremavi com o Supermercado Archer de Brusque, que neste ano adquiriu 30 mil mudas para distribuir para a comunidade, estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Nestes 10 anos de parceria já foram distribuídas e plantadas 150 mil mudas de árvores, produzidas no viveiro em Atalanta (SC).

O programa de Gestão Ambiental da Malwee Malhas também distribuiu aos alunos das 5ª séries da rede pública estadual e municipal da cidade de Jaraguá do Sul (SC), 1.500 mudas. E a Metalúrgica Riosulense sempre comemora a data com um plantio que homenageia os colaboradores que completam aniversário na casa, múltiplos de cinco. O plantio acontece na área verde da empresa. Até agora neste bosque especial da metalúrgica já foram plantadas 480 árvores.

A Apremavi tem certeza de que todas as mudas distribuídas e plantadas com carinho são ferramentas não só para amenizar o clima, mas essencialmente gestos de educação ambiental que vão interferir de forma positiva na vida das pessoas.

A Apremavi agradece todas as pessoas físicas e jurídicas que de uma forma ou de outra contribuem com o meio ambiente e com a conservação da biodiversidade na Mata
Atlântica.

Alguns números de mudas, além dos já apresentados:

Ass. Cat. de Preservação da Natureza (Acaprena)- Blumenau = 300
Associação E R de Otacílio Costa = 400
Centro Ecológico de Torres/RS = 3.500
Colégio Letícia Possamai de Pouso Redondo = 150
Centro de Integração Empresas – Escolas de SC (CIEESC)= 150
FATMA de Lages = 2.000
Frechal Construções e Incorporações Ltda – Blumenau = 1.000
IBAMA de Painel= 400
Klabin de Palmeira e Lages = 6.604
Klabin de Ponte Alta do Norte = 3.760
Klabin de Otacílio Costa = 3.600
Madeiras Venturi de Agronômica = 1.000
ONG Gralha Azul – Otacílio Costa = 2.212
Pessoas Físicas = 600
Prefeitura de Garuva = 100
Prefeitura de Leoberto Leal = 2.000
Prefeitura de Petrolândia = 4.000
Projeto Piava = 5.700
Prefeitura de Curitibanos = 3.000
Prefeitura de Cerro Negro = 520
Prefeitura de Chapadão do Lageado = 4.000
Prefeitura de Frei Rogério = 8.000
Prefeitura de Rio do Campo = 2.000
Prefeitura de Rio Rufino = 800
Secretaria da Educação de Bocaina do Sul = 1.000
Polícia Ambiental de Lages = 500
Polícia Ambiental de Rio do Sul = 200
Programa Lendo e Reelendo de Otacílio Costa = 1.000
Savin Administradora Ltda de Videira = 1.280
Sênior Sistemas Ltda Blumenau = 1.012
Sind.Trab.Ind. papel, papelão e cortiça Otacílio Costa (SIMPOC) = 220

Pin It on Pinterest