Osvaldo Havrelhuck nasceu no Craveiro, Santa Terezinha, em 03 de maio 1962, é filho de agricultores. Desde cedo precisou trabalhar para ajudar no sustento da família, auxiliando seu pai nas atividades da agricultura. Tem 12 irmãos, desses, o irmão Alfredo, mais conhecido como "Trigo Limpo", um ano mais novo, também teve papel importante no sustento da família. Depois que casou, há 28 anos, foi morar na localidade de Ouro Verde, no mesmo município.

Bom esposo e sobretudo bom pai, dedica sua vida ao trabalho, a plantar árvores e aos oito filhos. É um homem de vida exemplar, simples, cheio de amigos, possui muitos admiradores, sendo uma dessas pessoas que se pode ficar horas ouvindo suas histórias. Desde cedo teve uma ligação com a natureza. Lembra que quando pequeno na escola, no dia da árvore, trazia um "pé de Ingá Feijão", lá do mato para plantar no quintal da casa dos pais.

Ele conta com entusiasmo que conheceu a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) através do amigo Mário Latauckzeski em 2006 e a partir daí começou os trabalhos de enriquecimento da sua floresta. “Esse é um homem que serve de exemplo para todos nós, agricultores aqui de Santa Terezinha foi o Mário quem me apresentou a Apremavi, e aí estão as plantas, aí tem a primeira árvore que ganhei do Engenheiro Leandro da Apremavi”, diz Osvaldo,  satisfeito.

O conhecimento que tem vai passando pra frente. É um divulgador das questões do meio ambiente. Passa nas escolas para falar com as crianças, sempre preocupado com a questão ambiental, especialmente com a questão das águas. Um dos sonhos dele é montar uma pequena estufa para o cultivo de plantas: “se pudéssemos montar uma associação de ervas medicinais, o primeiro passo seria fazer um quintal medicinal, já tenho aqui a espinheira santa, o pau andrade, pau pra tudo, angico, erva mate e tenho tudo isso aqui no sub bosque da floresta…”

Sobre as questões atuais diz que está tudo beirando uma tragédia e que é fundamental que os agricultores pensem na preservação do meio ambiente: “Deus criou o homem pra viver da natureza, acho que o homem que não acredita nem em Deus mais, vai devastar tudo que ele criou, vai sobreviver do que? Eu acho que se todo homem colocasse a mão na consciência poderia viver do bom e do melhor…”

O irmão, Alfredo, também é uma pessoa muito simples e interessante, não é índio, mas gosta do mato e dos morros. O seu apelido “trigo limpo” foi lhe dado pelo fato de ser uma pessoa muito íntegra. Também é muito preocupado com a preservação ambiental. Possui um sistema agroflorestal no fundo de um vale e mora sozinho, não tem filhos e nem esposa, sua companhia é o trabalho, em meio à natureza.

Com esse pequeno artigo sobre os Irmãos Havrelhuck, que são Amigos da Natureza, a Apremavi quer prestar uma singela homenagem às pessoas simples que fazem uma grande diferença para a humanidade.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest