A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, realizou durante o mês de outubro de 2009 diversos eventos em comemoração ao ano da França no Brasil e aos 10 anos de implantação da associação no nosso país.

Inspirado na experiência de trabalho de uma associação francesa chamada “Accueil Paysan”, que trabalha com o segmento do agroturismo desde os anos 80, a Acolhida na Colônia no Brasil teve sua primeira semente plantada em 1998 na região das Encostas da Serra Geral, mais precisamente no município de Santa Rosa de Lima (SC) e em 2005 expandiu seu trabalho na região do Alto Vale do Itajaí, mobilizando agricultores familiares, técnicos e multiplicadores das regionais de Ituporanga, Rio do Sul, Ibirama e São Joaquim.

No Alto Vale do Itajaí a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) tem apoiado e incentivado os trabalhos da Acolhida na Colônia.

Em números, a rede “Accueil Paysan”, além do Brasil inspirou trabalhos e está sendo implantada em mais 23 países. Na França possui mil propriedades associadas e atualmente no Estado de Santa Catarina abrange em torno de 170 famílias de agricultores familiares.

O Brasil recebeu a visita de uma comitiva formada por sete franceses que vieram conhecer as experiências da Acolhida na Colônia nas Encostas da Serra Geral e no Alto Vale do Itajaí.

No dia 13 de outubro a comitiva visitou Atalanta (SC), iniciando suas atividades com um almoço na propriedade "Kuchen Haus". Depois visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Serra do Pitoco e a propriedade Paraíso das Trutas. Pernoitaram nos quartos coloniais Schäffer e nos quartos coloniais Sieves e no dia seguinte visitaram o viveiro de mudas nativas Jardim das Florestas da Apremavi e o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.

No dia 16 de outubro aconteceu em Imbuia (SC) o Seminário "O Agroturismo como ferramenta para o desenvolvimento de territórios rurais", que contou com a seguinte programação: Retrospectiva dos 10 anos da Acolhida na Colônia
–    Histórico e estrutura da associação francesa “Accueil Paysan”.
–    Apresentação de experiências de agroturismo na França.
–    Painéis de debate sobre os temas “Serviços de Alimentação e Hospedagem” e “Atividades de Lazer e Educação” na Acolhida na Colônia.

Já no dia 17 de outubro,  Atalanta recebeu, também através da Acolhida na Colônia, a visita da rede de Turismo Solidário e Comunitário (Turisol), com representantes dos estados do Maranhão, Pará e Ceará e de quatro membros do Ministério do Turismo, que vieram avaliar os roteiros existentes nos municípios da encostas da Serra Geral e no Alto Vale. Foi realizado o seguinte roteiro em Atalanta:
    – Visita a propriedade da família Berschinock que possui produção agroecológica.
    – Almoço e visita a propriedade Paraíso das Trutas.
    – Visita ao viveiro de mudas nativas Jardim das Florestas da Apremavi.
    – Parque Mata Atlântica.
    – Café colonial na propriedade Kuchen Haus com apresentação do grupo de viola formado por jovens de Atalanta.
    – Pernoite nos quartos coloniais Schäffer e nos quartos coloniais Sieves.

Jaqueline Pesenti, funcionária da Apremavi e Edegold Schäffer, presidente da Apremavi, acompanharam a visita, juntamente com Carmem Pezenti Matias e Janaina Raquel da Silva, representantes da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Atalanta. 

Todas essas atividades mostram que iniciativas dessa natureza estão no caminho certo do desenvolvimento sustentável e merecem um maior apoio por parte do poder público, que tem a grande responsabilidade pela manutenção do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida da população.

Fotos: Jaqueline Pesenti

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest