Na terça-feira, dia 16, e quarta-feira, dia 17 do mês de setembro, agricultores do município de Passos Maia realizaram visita de intercâmbio ao município de Atalanta e Otacílio Costa. A visita teve como objetivo conhecer iniciativas e formas de condução de sistemas agroflorestais e produção orgânica, ações práticas de recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas de floresta nativa.

Esses agricultores são participantes do Projeto Araucária, que é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. Para organização da visita a Apremavi contou com apoio da Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc).

No primeiro dia de intercâmbio, desembarcaram direto no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, que fica em Atalanta e é administrado pela Apremavi. No local, a equipe técnica apresentou os resultados do Projeto Araucária e fez também um link com a importância de unidades de conservação para o município e para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ecoturismo, além da possibilidade de formação de corredores ecológicos com essas UCs, potencial também verificado para o caso do Parque Nacional das Araucárias, localizado em Passos Maia.

Ainda no parque os agricultores tiveram contato direto com a natureza e desfrutaram de uma paisagem que conta com diversas espécies nativas. No final da trilha, ficaram encantados com a beleza da Cachoeira Perau do Gropp com 41 metros de altura. O agricultor José Alves de Lima encantado com a beleza declarou “em todos os anos da minha vida, eu nunca tinha visto tanta coisa bonita”.


Participantes do intercâmbio realizado pelo Projeto Araucária.Foto: Eloisa Donna.

Logo depois, os agricultores foram recebidos na Reserva Particular de Patrimônio Natural, (RPPN) onde conheceram um pouco mais sobre esta categoria de unidade de conservação. Visitaram também o viveiro de mudas nativas da Apremavi e entenderam o processo de produção das mudas utilizadas no projeto.

O segundo dia foi dedicado à visita nas áreas demonstrativas de recuperação florestal que a Apremavi tem instalada em Atalanta, onde puderam ver todo o processo de recomposição da floresta ao longo dos anos, e visitar uma área de plantio com araucárias e palmito. Em seguida visitaram a propriedade agroecológica da Dona Norma e Marcelo Sieves, onde é realizada a exploração comercial de frutas nativas da Mata Atlântica, através da produção de geleias e venda em feiras regionais.

No período da tarde os intercambistas visitaram a propriedade da senhora Fátima, integrante da AFAOC – Associação das Famílias Agricultoras de Otacílio Costa. Inicialmente Fátima falou sobre a importância da implantação dos sistemas agroflorestais para diversificação da propriedade. Também salientou a produção orgânica e o comércio solidário como potenciais para agregar valor aos produtos comercializados.

A atividade de intercâmbio foi de extrema importância para os agricultores perceberem e visualizarem os benefícios da implantação de Sistemas Agroflorestais. Também foi um momento importante para troca de experiências entre regiões diferentes. O senhor Ademir Pereira salientou “a gente vendo como as coisas funcionam, podemos aplicar e melhorar nossa propriedade

Ao final da visita foi servido um delicioso lanche a base de produtos orgânicos e nativos da região. Também foi realizada a avaliação do intercambio onde todos se mostraram muito satisfeitos com a visita e entusiasmados para a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Para Eloisa Donna, coordenadora regional do projeto, “atividades como essa são fundamentais para o desenvolvimento do projeto Araucária, pois os agricultores vendo na prática como funcionam os processos de recuperação de áreas e sistemas agroflorestais, saem entusiasmados em realizar os trabalhos nas suas propriedades”


Participantes do intercâmbio visitando RPPN. Foto: Eloisa Donna.

Pin It on Pinterest