Numa demonstração de que a Agricultura Orgânica está ganhando cada vez mais importância na região do Alto Vale do Itajaí, Prefeitos municipais de Atalanta e Ituporanga, Secretários de agricultura de diversos municípios, técnicos da Epagri, do Banco do Brasil, da Cresol, da Cooperfavi e do IFC-Instituto Federal Catarinense, representantes da Amavi e da Apremavi e agricultores orgânicos da região foram até Pirabeiraba/Joinville conhecer de perto os trabalhos da empresa de produtos orgânicos ViaPaxBio e o sitio agroecológico Rio do Braço da Sra. Nilza Gramkow.  

Foi uma iniciativa conjunta dessas instituições, que também estão trabalhando para organizar um curso sobre a Agricultura Orgânica no próximo mês de agosto na sede da Apremavi em Atalanta com o engenheiro agrônomo colombiano Jairo Restrepo Rivera.

Restrepo é mundialmente conhecido pelas técnicas e teorias que aplica na agricultura orgânica. O objetivo do curso será capacitar técnicos e lideranças que possam posteriormente difundir as metodologias para os agricultores  do Alto Vale.

Durante as visitas foi possível observar que com empenho é possível produzir de forma orgânica e também recuperar as áreas de preservação permanente e reserva legal dos imóveis rurais. Os representantes da empresa ViaPaxBio destacaram que atualmente não falta mercado para os produtos orgânicos. O que falta é produção e apoio a organização dos produtores para que consigam fazer a produção chegar até a indústria ou até os consumidores.

Visita ao Sítio Agroecológico Rio do Braço. Foto: Wigold B. Schaffer

A visita foi acompanhada pela RBA TV de Rio do Sul, através da apresentadora Aline Leonhardt e do cinegrafista Eduardo Piazzera do Programa “Agricultura Alto Vale”.

Além da visita técnica realizada na empresa e do curso de agroecologia que acontecerá em agosto na Apremavi, as instituições parceiras neste projeto, pretendem ainda implementar um programa ou politica pública na região do Alto Vale do Itajaí, voltado a produção de alimentos mais saudáveis, sem uso de agroquímicos.

Também é importante ressaltar o apoio que esta comissão vem recebendo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), através do secretário executivo Agostinho Senem e do presidente José Constante.

Pela primeira vez na região do Alto Vale do Itajaí, importantes instituições dos mais diversos segmentos resolveram se unir em prol de uma agricultura mais sustentável.

Esperamos que os municípios possam implantar programas e oferecer apoio técnico aos agricultores que pretendem adotar a agricultura orgânica em suas propriedades.

A comissão que está envolvida neste projeto é formada pelas seguintes pessoas e respectivas instituições.

Edson Luis Fronza – Coordenador do programa agrícola da Amavi
Carlos Eduardo Petry – Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil – Agência de Rio do Sul
Diomir Alberton – Secretário de Agricultura de Atalanta
Edegold  Schaffer – Presidente da Apremavi
Wigold Bertoldo Schaffer – Conselheiro da Apremavi
Grasiela Hoffmann – Secretária Executiva da Apremavi
Marcos Cezar Franzão –  Coordenador do Programa de Estágio do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul
Cesar Augusto Lodi – Gerente Regional Epagri
Cleiton Loch – Gerente Regional da Cresol
Martinho Tramontin – Coordenador do Consagri
Hernandes Werner – Agrônomo da Estação Experimental de Ituporanga
Oscar Harthmann – Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul

Pin It on Pinterest