Durante os dias 28 a 30 de março de 2007, 18 entidades situadas na Mata Atlântica da região nordeste , sudeste e sul do Brasil, discutiram o conteúdo preliminar para a elaboração de um Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica.

O projeto MANUAL AGROFLORESTAL PARA MATA ATLÂNTICA – “Capacitação participativa de agricultores familiares e formação de agentes de desenvolvimento agroflorestal para difusão de experiências com práticas agroflorestais no bioma da mata atlântica” é financiado pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e além de proporcionar a elaboração do próprio manual pretende realizar a capacitação participativa de agricultores familiares e a formação de agentes de desenvolvimento agroflorestal nas regiões de abrangência das entidades parceiras.

A Oficina Técnica de Capacitação foi realizada no CBBC – Centro Brasileiro de Biologia da Conservação, centro de capacitação do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, localizado em Nazaré Paulista, no estado de São Paulo.

As 18 entidades colaboradoras deste projeto são: Instituto Floresta Viva, IESB e Centro de Desenvolvimento Terra Viva da Bahia; Fundação Cepema do Ceará; APTA do Espírito Santo; Fundação Rureco do Paraná; Centro Sabiá de Pernambuco; Centro Litoral Norte eEcocitrus do Rio Grande do Sul; GAE/UFRuralRJ, Instituto Ipanema e REBRAF do Rio de Janeiro; Apremavi, Ipereté e Vianei de Santa Catarina e Ipê, Proter e Mutirão Agroflorestal de São Paulo.

Para o Engenheiro Florestal da Apremavi, Leandro Casanova, que participou da oficina, este projeto será muito impotante não só para o conjunto das iniciativas de agrofloresta na Mata Atlântica, mas também para o trabalho da Apremavi, pois será uma grande oportunidade de divulgar e discutir os trabalhos que a instituição vem desenvolvendo ao longo de seus 20 anos de exsistência.

A Apremavi irá abordar os modelos de agrofloresta que desenvolve na região, o enriquecimento de florestas secundárias e também o planejamento de propriedades e paisagens. Além disso, para aumentar a qualidade dos trabalhos, serão envolvidos os proprietários com os quais a Apremavi já trabalha e que já desenvolvem experiências em suas propriedades. Também será oferecida uma capacitação específica em agrofloresta para esses proprietários.

Maiores informações: http://www.rebraf.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=211&sid=10

Foto da oficina: Marcos Copacheski

Pin It on Pinterest