Durante os dias 28 a 30 de março de 2007, 18 entidades situadas na Mata Atlântica da região nordeste , sudeste e sul do Brasil, discutiram o conteúdo preliminar para a elaboração de um Manual Agroflorestal para a Mata Atlântica.
O projeto MANUAL AGROFLORESTAL PARA MATA ATLÂNTICA Capacitação participativa de agricultores familiares e formação de agentes de desenvolvimento agroflorestal para difusão de experiências com práticas agroflorestais no bioma da mata atlântica é financiado pelo MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário e além de proporcionar a elaboração do próprio manual pretende realizar a capacitação participativa de agricultores familiares e a formação de agentes de desenvolvimento agroflorestal nas regiões de abrangência das entidades parceiras.
A Oficina Técnica de Capacitação foi realizada no CBBC Centro Brasileiro de Biologia da Conservação, centro de capacitação do IPÊ Instituto de Pesquisas Ecológicas, localizado em Nazaré Paulista, no estado de São Paulo.
As 18 entidades colaboradoras deste projeto são: Instituto Floresta Viva, IESB e Centro de Desenvolvimento Terra Viva da Bahia; Fundação Cepema do Ceará; APTA do Espírito Santo; Fundação Rureco do Paraná; Centro Sabiá de Pernambuco; Centro Litoral Norte eEcocitrus do Rio Grande do Sul; GAE/UFRuralRJ, Instituto Ipanema e REBRAF do Rio de Janeiro; Apremavi, Ipereté e Vianei de Santa Catarina e Ipê, Proter e Mutirão Agroflorestal de São Paulo.
Para o Engenheiro Florestal da Apremavi, Leandro Casanova, que participou da oficina, este projeto será muito impotante não só para o conjunto das iniciativas de agrofloresta na Mata Atlântica, mas também para o trabalho da Apremavi, pois será uma grande oportunidade de divulgar e discutir os trabalhos que a instituição vem desenvolvendo ao longo de seus 20 anos de exsistência.
A Apremavi irá abordar os modelos de agrofloresta que desenvolve na região, o enriquecimento de florestas secundárias e também o planejamento de propriedades e paisagens. Além disso, para aumentar a qualidade dos trabalhos, serão envolvidos os proprietários com os quais a Apremavi já trabalha e que já desenvolvem experiências em suas propriedades. Também será oferecida uma capacitação específica em agrofloresta para esses proprietários.
Maiores informações: http://www.rebraf.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=211&sid=10
Foto da oficina: Marcos Copacheski