No dia 22 de março de 2011, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e a empresa Altenburg de Blumenau realizaram um plantio de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na Escola Básica Estadual Prof. Frederico Navarro Lins, no bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul (SC).

As mudas utilizadas no plantio fazem parte da adesão da empresa ao programa “Clima Legal” da Apremavi, e o plantio foi feito dentro de um projeto da escola chamado “Adote uma Vida – Plante uma Árvore”, coordenado pelo professor Almir da Luz.

A ação iniciou com a apresentação da música Planeta Água, cantada pelos alunos do 4º ano, também em celebração ao dia mundial da água, comemorado nessa data.

Ao todo foram plantadas 200 mudas, das quais, 50 foram plantadas no pátio do colégio para formação de um bosque, que terá como objetivo principal proporcionar sombra para os alunos, além de ajudar a melhorar o aspecto paisagístico da escola. Nesta área, foram usadas basicamente espécies ornamentais como Ipê-amarelo, Ipê-branco, Ipê-rosa, Ipê-roxo, Caroba e Sibipiruna.

As outras 150 mudas, com destaque para as frutíferas nativas, foram usadas para fazer a recuperação de um trecho de Mata Ciliar do Ribeirão do Tigre, que passa nos fundos do colégio. A área que foi recuperada encontrava-se totalmente desprovida de vegetação ciliar.

Larissa Henriete Meisen e Andressa Garcia prestigiaram o evento representando a empresa Altenburg, Também participaram do plantio representantes do poder público local, além de toda a diretoria, professores e alunos da escola Navarro Lins. Para fazer a cobertura do evento estiveram presentes dois jornais da região e duas emissoras de TV.

“Para nós da Altenburg essa parceria com a Apremavi é muito importante, pois as ações na empresa eram mais voltadas para o campo social. A partir de agora pretendemos atuar mais fortemente também na área ambiental. Estávamos procurando pela internet alguma organização que fizesse trabalhos nesse sentido. Após uma longa busca, encontramos a Apremavi. Acho que ainda vamos fazer muitas ações em conjunto”, destaca Larissa Meisen, Diretora de Marketing da Altenburg.

O programa Clima Legal foi lançado em julho de 2007 e tem como objetivo promover plantios para o seqüestro de carbono, ajudando a amenizar os efeitos do aquecimento global tanto em Santa Catarina como no planeta. É também uma estratégia para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, para a conscientização ambiental e para o fortalecimento institucional da Apremavi.

O programa foi desenvolvido para que pessoas físicas e jurídicas possam participar de uma forma efetiva para a preservação do meio ambiente e para o equilíbrio do planeta, através do plantio de árvores. Outras ações necessárias para combater o aquecimento global, pelo qual, todos são responsáveis, são: reduzir a emissão de gases pela indústria, evitar e combater o desmatamento, reduzir e economizar o uso de energia, reduzir a produção de lixo e consumo desnecessários, reduzir e evitar a queima de combustíveis fósseis de maneira geral (gasolina, diesel e gás de cozinha), entre outros.

Fotos: Larissa Henriete Meisen e Andressa Garcia

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest