Apremavi 36 anos: passado, presente e futuro ativista

9 jul, 2023 | Notícias

A Apremavi completa 36 anos neste domingo. Fundada em nove de julho de 1987, naquela data, era a formalização da missão de jovens catarinenses que tomaram a responsabilidade para si e buscaram combater desmatamentos e retrocessos ambientais. No presente, é a organização que restaura os ecossistemas da Mata Atlântica tendo plantado mais de nove milhões de árvores nativas. Para o futuro, espera ainda mais árvores plantadas e pessoas conectadas pela conservação das florestas.

O maior símbolo do crescimento institucional da organização ao longo do tempo é o Viveiro Jardim das Florestas, ponto de partida para todos os projetos e iniciativas de restauração. Grande parte das mudas de árvores nativas produzidas no viveiro já se tornaram florestas e estão contribuindo para aumentar a conscientização ambiental e a preservação da Mata Atlântica. Cada plantio é, antes de tudo, também um ato de amor à natureza e é por isso que é tão significativo o envolvimento das pessoas nas estratégias de restauração ecológica.

A Apremavi sempre combinou educação ambiental e adquiriu conhecimentos para produzir mudas e plantar florestas. A produção de mudas e os plantios, contudo, são possíveis apenas através da ação. Os incontáveis esforços dos parceiros dão forma a uma comunidade que promove mudanças na paisagem; coletam sementes, regam as mudas, realizam o plantio, ou até mesmo apoiam a continuidade das atividades de longe, através de doações. 

A vocação de uma organização que já atua há 36 anos não poderia se manter mais contemporânea e necessária: restaurar a Mata Atlântica, conservar a Natureza e proteger a biodiversidade. A Apremavi nasceu do sonho e da conexão entre pessoas que acreditavam ser necessário mudar a realidade do desmatamento da década de 1980 para tornar possível o futuro que vivemos hoje.

Sempre foi da nossa natureza defender a Natureza; vamos juntos plantar novos sonhos e fazer crescer novas florestas?

 

Nosso Presente. Nosso Futuro. Nossa responsabilidade.

Saiba como se associar e seja parte da Geração Restauração

Apremavi 36 anos

Autor: Vitor Lauro Zanelatto.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest