No último dia 21 de junho de 2010, o Presidente da Apremavi e a Secretária Executiva da instituição estiveram em Canoinhas (SC) para fazer a averbação da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Serra do Lucindo no cartório de registro de imóveis daquela comarca. A RPPN possui 316 hectares e é a primeira reserva particular da Apremavi. Além dessa RPPN, a Apremavi já iniciou o processo para a criação de uma outra RPPN de 182 hectares no município de Papanduva (SC).

Aproveitaram também a oportunidade para fazer uma visita ao terreno, recém transformado em RPPN em Bela Vista do Toldo (SC) com o objetivo de verificar a evolução do plantio, fruto da parceria entre a Apremavi e a Fundació Natura. O crescimento das árvores é fantástico.

O plantio foi iniciado em maio de 2009 e até o momento já foram recuperados aproximadamente 10 hectares de áreas de preservação permanente, anteriormente usados para agricultura.

O desenvolvimento das árvores é surpreendente, principalmente as espécies pioneiras, que são fundamentais para que as espécies nobres possam se desenvolver à sua sombra.

A RPPN já conta com uma sede, que tem como objetivo principal servir de alojamento para a equipe da Apremavi que faz a manutenção da área, bem como para técnicos, pesquisadores, estagiários e observadores da fauna.

O próximo passo será o reconhecimento oficial da RPPN por parte do ICMBio e após isso, a elaboração do Plano de Manejo da área.

Pin It on Pinterest