A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) começou o ano de 2009 com força total. No viveiro Jardim das Florestas, entre os dias 05 e 16 de janeiro, já foram produzidas 35.535 novas mudas de árvores nativas. A meta é que o trabalho continue neste ritmo o ano inteiro, em especial após as perdas que ocorreram por conta da tempestade de granizo na virada do ano.

A partir desta semana também, a Apremavi publica um conjunto de informações úteis sobre as espécies da flora brasileira. O objetivo é dar orientações que possam auxiliar as pessoas interessadas em plantar árvores a escolher as espécies adequadas para cada situação.

Árvores grandes e exuberantes sempre exerceram um grande fascínio sobre os seres humanos. Seja de deslumbramento e respeito ou então de cobiça pelo valor de sua madeira. Algumas delas até viraram símbolos, como é o caso do Pau-brasil, que emprestou o nome ao nosso país ou o caso da imbuia, que virou árvore símbolo do Estado de Santa Catarina.

Com isso também queremos estimular as pessoas a cada vez mais plantarem árvores nativas, como uma forma de auxiliar a amenizar os efeitos das mudanças climáticas. O plantio de árvores nativas pode ser feito dentro do programa Clima Legal, que, além do plantio de árvores, desenvolve também ações de educação ambiental.

Estreamos com a espécie que deu o nome ao nosso país, o Pau-brasil.

Pau-brasil

O pau-brasil (Caesalpinia echinata), chamado pelos índios de "ibirapitanga", que significa madeira vermelha, é uma espécie da Mata Atlântica que foi muito explorada na época colonial do país, exatamente por apresentar um corante avermelhado. Hoje sua madeira ainda é utilizada para fabricação de arcos de violino.

A exploração foi tão avassaladora que hoje ele figura na lista das espécies ameaçadas de extinção e praticamente não é mais encontrado nas matas nativas. Estima-se que cerca de 70 milhões de exemplares tenham sido enviados para a Europa.

Por ser uma espécie que  consta da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, a exploração  do pau-brasil em remanescentes de vegetação nativa natural é proibida pela Lei nº 11.428, de 2006 e pelo Decreto nº  6.660, de 2008.

Em 1978, através da Lei nº 6.607, de 7 de Dezembro, o pau-brasil foi declarado Árvore Nacional do Brasil.

Ocorria naturalmente do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte. Em outros estados, onde a espécie não é autóctone, há plantios de pau-brasil desenvolvidos principalmente por institutos de pesquisas.

Características

Nome popular: Pau-brasil
Nome científico: Caesalpinia echinata Lam.
Família: Leguminosae-Caesalpinoideae
Flor: Amarela.
Fruto: legume verde-amarronzado, apresentando estruturas semelhantes a espinhos em sua parte externa, possuem cerca de 4 sementes por vagem e aproximadamente 7 cm de comprimento.
Coleta de sementes: Diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos.
Época de coleta de sementes: Novembro a janeiro. Observação: As sementes precisam ser semeadas imediatamente após a abertura da vagem, pois perdem o poder de germinação.
Germinação: Rápida.
Crescimento da muda: Lento.
Plantio: O plantio de pau-brasil é permitido e recomendado para paisagismo de forma geral e também para enriquecer áreas de vegetação secundária. É atualmente plantada em diversas regiões do Brasil, especialmente em praças e jardins. No entanto, por ser uma espécie pouco tolerante ao clima frio, não suportando geadas, não se recomenda o seu plantio nestas regiões.

Fotos: Miriam Prochnow e arquivo Apremavi

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest