No dia 03 de abril, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), participou da 5a Reunião Plenária de 2012 da JCI (Junior Chamber International) de Rio do Sul (SC).
A JCI é uma federação mundial de jovens profissionais e empreendedores, com idades entre 18 e 40 anos, que buscam, por meio do aprimoramento do indivíduo, as bases para o crescimento pessoal e de suas comunidades.
A reunião contou com aproximadamente 40 membros, entre empresários e estudantes que ouviram atentamente o histórico da Apremavi e suas prioridades para este ano, enfatizando os 25 anos de existência que a instituição completará em julho. O objetivo da palestra era mostrar, além do histórico, a missão, seus principais projetos e parcerias, sua estrutura atual e também os resultados e o reconhecimento que a Apremavi tem recebido desde sua fudanção, em 1987.
A maioria dos empresários presentes afirmou que já ouviram falar da Apremavi, mas não faziam ideia da amplitude dos trabalhos e do profissionalismo da instituição.
O presidente da Apremavi, Edegold Schäffer, e a secretária executiva, Grasiela Hoffmann, mostraram também aos presentes a atual estrutura física da instituição no município de Atalanta, envolvendo o viveiro de mudas nativas Jardim das Florestas e o alojamento para estagiários.
Grasiela ressaltou ainda que a Apremavi possui convênio com várias Universidades de Santa Catarina, do Brasil e também com algumas Fundações e Instituições de outros países como Alemanha, Espanha e Estados Unidos que enviam estudantes para o programa de estágio da Apremavi. Edegold comentou que a procura por estágios é cada ano maior e que a atual estrutura do alojamento não atende mais as necessidades da entidade. Como marco dos 25 anos, a instituição estabeleceu como prioridade a construção do Centro de Educação Ambiental e Alojamento, para que seja possível atender melhor os estagiários e visitantes.
A construção foi projetada para ser um centro de referência, não só em educação ambiental, mas também um modelo de construção sustentável com sistema de captação de água da chuva e energia solar.
Na palavra livre da Plenária, além dos agradecimentos, houve também elogios pelo trabalho que a Apremavi realiza. Rudolf Marzall Filho, sócio fundador da JCI de Rio do Sul, destacou o reconhecimento da Apremavi, não só no Brasil, mas também em nível internacional. Rudolf comentou que sua sobrinha, que morou e estudou no Canadá, realizou seu trabalho de conclusão de curso na Apremavi em Atalanta.
A Apremavi presenteou os participantes com uma muda de Ipê-Amarelo.