As atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente foram intensas na Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). A equipe do Projeto Araucária participou de diversos eventos, todos sem nenhuma exceção, com muita dedicação, entusiasmo e sucesso.

Atividades no Alto Vale do Itajaí

No dia 01 de junho simultaneamente alunos das escolas da rede municipal Vila Gropp e alunos da Escola Ribeirão Matilde participaram de atividades de educação ambiental. Enquanto uma instituição participava de programações sobre reciclagem de lixo eletrônico (tema que vem sendo estudado pela EMEF Vila Gropp) e preservação das árvores, no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, a outra realizou uma passeata no centro do município de Atalanta visando à distribuição de panfletos explicativos sobre a importância da mata ciliar em torno de rios e nascentes. As atividades realizadas no Parque Municipal Natural da Mata Atlântica foram realizadas pela colaboradora da Apremavi, Taís Fontanive, e Leilane Karine W. Kellermann Krieger, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

O dia 02 de junho em parceria com a Secretaria de Educação, Turismo e Meio Ambiente foram realizadas palestras cujo tema escolhido foi “Água, cuidar para não faltar” ministrada por Daiana Tânia Barth, técnica do Projeto Araucária. Além disto, os alunos assistiram ao filme “O Loráx – em busca da trúfula perdida”, participaram de dinâmicas, brincadeiras, e para finalizar as atividades do dia, percorreram a trilha “Perau do Gropp”. Os alunos mesmo conhecendo, vislumbravam-se com a beleza da cachoeira com queda de 41 metros.

No dia 03, ocorreu o 1º Pedágio Ecológico, sob-responsabilidade de professores e alunos da Escola M.E.F. Vila Gropp. O pedágio ecológico não teve fins lucrativos. O intuito foi promover a consciência ambiental da população Atalantense através da distribuição de mudas de árvores nativas para motoristas e pedestres. Além disto, os alunos da Escola confeccionaram cartazes sobre a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico e da importância de dar o destino correto a este tipo de material.

No mesmo dia, na propriedade do senhor Veroni Cascais na comunidade de Ribeirão Matilde, Apremavianos, professores e alunos da Escola M.E.F.Ribeirão Matilde participaram de um plantio educativo para recuperação da mata ciliar. Na área foram plantadas mais de 320 mudas nativas da Mata Atlântica.

Em todas as atividades, a equipe do Projeto Araucária sorteou e distribuiu materiais como bonés, camisetas e jogo da memória – Biodiversidade na Mata Atlântica. Na próxima semana, especificamente dia 11 de junho, a Apremavi disponibilizará mudas nativas e outros materiais para distribuição durante o Seminário para agricultores e alunos do ensino médio organizado pela Prefeitura de Braço do Trombudo, através da Secretaria de Meio Ambiente daquele município.

Atividades no Oeste

Na região Oeste, as atividades ocorreram desde o final do mês de maio com palestras em escolas, ministradas pela própria equipe do projeto. No dia 03 de junho os alunos das instituições, Escola Estadual Básica Dom Vital, Escola Municipal Urbana Antonio Paglia e Escola Educação Básica Belermino Victor Dalla Vecchia, em parceria com os Protetores Ambientais de Ponte Serrada, realizaram um plantio em uma Área de Preservação Permanente (APP) que fica próxima ao rio que abastece o município. A Epagri local também colabora com este plantio, além da Prefeitura Municipal.

No dia 02, houve plantio de mudas na Floresta Nacional de Chapecó. Também foram doadas mudas para a Escola Veronica Sehnem de Galvão, Escola Agrotécnica Irineu Bornhausen de Abelardo Luz e a Escola de Ensino Fundamental Agilberto Zandavalli de Guatambu. Essas escolas distribuirão as mudas aos alunos, que realizarão o plantio de embelezamento na escola. Nas atividades serão distribuídas as cartilhas e o jogo da memória do Projeto Araucária.

O projeto é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Os representantes da Apremavi, Wigold Schaffer e Miriam Prochnow também participaram de atividades de educação ambiental nos municípios de Bom e Retiro e Urubici, realizando a entrega de materiais, kits e promovendo palestras.

{%GALERIA%}

 

Pin It on Pinterest