No dia 20 de novembro de 2006, foi realizado em Atalanta, um dia de campo sobre planejamento de propriedades e paisagens; no qual estiveram presentes alunos e professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), da escola Agrotécnica Federal do município de Rio do Sul/SC.

O primeiro modulo do PROEJA, é definido como "fundamentos básicos" e apresenta uma matriz curricular integrada, envolve assim, uma equipe multidisciplinar de professores; entre eles; das disciplinas de geografia, matemática, português e zootecnia.

Para a efetivação do trabalho a equipe no decorrer do 2º semestre de 2006, desenvolveu um projeto no qual, os alunos deveriam ter como base a leitura de uma novela de Charles Kiefer “O pêndulo do relógio”, onde o personagem principal vai a falência com a monocultura em seus 10 hectares de terra e a partir dessa história o trabalho final do projeto é construir uma proposta de propriedade sustentável para o personagem em questão.

Nesse sentido o dia de campo teve como objetivo mostrar que na prática e a partir do planejamento da propriedade é possível chegar ao resultado esperado, que é a sustentabilidade do meio rural.

Nesse dia inicialmente os alunos participaram de uma palestra, que foi realizada no Parque Mata Atlântica. Durante a palestra foi apresentado o Projeto Planejando Propriedades e Paisagens, com enfoque aos resultados já alcançados; aos princípios básicos que envolvem o planejamento de propriedades, entre eles os aspectos que devem ser observados na propriedade; quais são os objetivos principais do planejamento, sua importância e resultados esperados; a importância do conhecimento e do entrosamento do proprietário com o local em que vive; a importância da microbacia dentro do planejamento; entre outros assuntos.

Logo após foi realizada uma caminhada pelas trilhas do parque, e falado sobre as unidades de conservação municipais e o seu papel na conservação.

Os alunos visitaram também experiências já implantadas pela APREMAVI e por agricultores do município. Dentre elas: reflorestamento de araucárias consorciada com palmito; recuperação de áreas de preservação permanente, enriquecimento de florestas secundarias, planejamento da propriedade para o desenvolvimento do ecoturismo.

Para encerrar as atividades do dia, o público visitou o a propriedade modelo da APREMAVI, o qual é um exemplo real de que é possível conciliar conservação com produção agrícola.

Fotos: Edilaine Dick

Pin It on Pinterest