No dia 19 de junho de 2008, foi lançando em Telêmaco Borba (PR), o Programa Matas Legais, uma parceria entre a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e Klabin.

O Programa já existe em Santa Catarina desde 2005, onde tem apresentando resultados animadores. No primeiro ano contava com apenas 11 proprietários rurais, já no terceiro ano, esse número subiu para 238 produtores. Desde o início do programa, foram doadas cerca de 258 mil mudas de espécies nativas.

Além da recuperação da mata nativa, o programa estimula o planejamento da propriedade rural, com a adequação das propriedades à legislação, promove educação ambiental e a conservação do meio ambiente, utilizando o conceito da “Propriedade Legal”, ou seja, aquela que cumpre a legislação e ao mesmo tempo é lugar agradável, bonito, bom de viver e com geração de renda.

Inicialmente, no Paraná, as cidades beneficiadas pelo programa serão Curiúva, Sapopema e São Jerônimo da Serra. Com o decorrer do projeto, outras cidades poderão ser incluídas no programa.

"Os resultados apontados pelo Programa Matas Legais demonstram que é possível colocar em prática os conceitos do cumprimento da legislação, aliados ao desenvolvimento sustentável. Por isso, estamos apostando em sua expansão", afirma Miriam Prochnow, Coordenadora de Políticas Públicas da Apremavi. “Assim, incentivamos a melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento florestal, com base no planejamento das paisagens”, completa. O programa também incentivará a silvicultura com plantas exóticas e nativas, o enriquecimento de florestas secundárias, agricultura orgânica e ecoturismo.

A iniciativa está em sintonia com a Política de Sustentabilidade da Klabin, pela qual a empresa se compromete a assegurar o abastecimento de madeira plantada para suas fábricas de forma sustentada, preservando os ecossistemas naturais associados. “A companhia aposta no Programa Matas Legais, em parceria com a Apremavi, e em seus benefícios para o meio ambiente e para as comunidades. Com esta ação, trazemos a sociedade para participar de nossa cadeia produtiva de forma sustentável”, enfatiza Carlos Mendes, gerente da Unidade Florestal da Klabin no Paraná.

O evento, que ocorreu no Clube Harmonia, na fazenda Monte Alegre em Telêmaco Borba, foi um sucesso e contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre elas proprietários rurais, representantes de prefeituras, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Ministério do Meio Ambiente e de outros parceiros da Apremavi, como a The Nature Conservancy (TNC), a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e o Mater Natura.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest