A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e a Klabin S/A, conquistaram em conjunto o 16º Prêmio Expressão de Ecologia, com o case “Programa Matas Legais”, na categoria Conservação de Recursos Naturais.

O Programa Matas Legais, é uma parceria da Apremavi e Klabin iniciada em 2005 no estado de Santa Catarina e, devido ao grande sucesso das atividades e ótimos resultados até o momento, o programa foi estendido, este ano, para o estado do Paraná. O objetivo do Programa Matas Legais é desenvolver ações de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

Em matéria recente, o Matas Legais foi mostrado no Programa Globo Rural.

Resultados

O Programa Matas Legais tem um forte componente no que se refere à questão de educação ambiental, e por isso, quantificar momentaneamente os resultados é uma meta difícil. Seu resultado no médio e longo prazo é algo transformador.

O programa disponibiliza uma série de materiais didáticos direcionados aos fomentados: livros e cartilhas com temáticas ambientais, jogos educativos, visando despertar o interesse das crianças com relação ao meio ambiente. Somente a educação é um fator gerador de mudanças. O programa também disponibiliza camisetas, bonés e placas para o fomentado, trazendo o reconhecimento como participante do Programa Matas Legais.

Como grande meta o programa tem como missão desenvolver na região de atuação a conquista de uma tradição florestal que desperte além do interesse pela atividade produtiva, a recuperação e a conservação dos remanescentes florestais nativos, visando o desenvolvimento de uma silvicultura sustentável.

A mudança de paradigma com relação ao uso sustentável da atividade florestal, no que se refere principalmente ao respeito as Áreas de Preservação Permanente (nascentes, riachos e rios) é uma conquista muito importante que poderá se traduzir na revitalização dos recursos hídricos da região, já em alguns casos comprometidos. Dessa forma temos não só beneficiados diretos com esses ganhos ambientais, como também beneficiados indiretos: toda a sociedade a qual são usuários de água da bacia hidrográfica.

Ao se considerar que pela primeira vez na região ou talvez no país, um programa ambiental de parceria de uma empresa do setor de base florestal e uma ONG ambientalista exigem o cumprimento de aspectos legais por parte de seus fomentados no sentido de se adequarem ambientalmente à atividade florestal produtiva, nota-se aí uma inovação.

Como resultados quantitativos podemos apontar que, até julho de 2008 o programa Matas Legais já promoveu:

  • Cadastramento de 232 produtores fomentados nas regiões do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Catarinense;
  • 17 cidades atendidas pelo programa;
  • Visitas técnicas para o planejamento da propriedade;
  • Entrega de 258 mil mudas de espécies nativas e conscientização ambiental, com a distribuição de cartilhas e cartazes;
  • Realização de cerca de 50 eventos, entre seminários, cursos e exposição.

O exemplo do Programa Matas Legais tem um forte potencial de replicação, pois, outros setores, além do florestal, seriam importantes para somarem forças nesse “novo modelo econômico”. No Alto Vale do Itajaí a economia é baseada no setor primário, principalmente na agricultura, portanto, proprietários rurais e empresas diretamente ligadas a esse setor teriam também um papel importante nesse contexto, como é o caso de agricultores ligados à rizicultura, fumicultura e também empresas fumageiras, pelo seu potencial de alcance no meio rural e capacidade de gerar impactos positivos.

Os bons resultados do programa no Estado de Santa Catarina serviram de estímulo para a replicação do programa no estado do Paraná, em julho de 2008.

16º Edição do Prêmio

Esta é a 16º edição do Prêmio Expressão de Ecologia e é a quarta vez que a Apremavi é selecionada. Em 1998, a entidade venceu a 6ª edição com o case “Programa Agroeducação” na categoria Educação Ambiental; em 2002, na 10ª edição, a Apremavi venceu com o case “Conservando a Mata Atlântica através do enriquecimento de florestas secundárias” na categoria Conservação dos Recursos Naturais; e em 2007 a entidade venceu a 15ª edição com o case “Planejando Propriedades e Paisagens” na categoria Conservação dos Recursos Naturais.

A coordenação do Prêmio Expressão de Ecologia também concedeu um prêmio especial denominado “Ação Ambiental Especial” para o Diálogo Florestal para a Mata Atlântica, no qual a Apremavi participa da coordenação geral.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. Para a Apremavi, é uma honra ser vencedora de mais uma edição deste prêmio que é referência nacional.

A cerimônia de premiação dos ganhadores, deve ocorrer no mês de março de 2009.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest