No dia 04 de dezembro de 2008, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e a Prefeitura Municipal de Atalanta (SC), realizaram o “I Seminário Municipal de Turismo”.

O evento foi realizado nas dependências do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e contou com a presença de aproximadamente 90 pessoas, dentre representantes da comunidade local, poder público, legislativo e demais instituições locais.

Durante o seminário a funcionária da Apremavi, Jaqueline Pesenti, apresentou o “Plano de Desenvolvimento Turístico para Atalanta (SC)”, que foi elaborado durante o ano de 2008, se constituindo no tema do trabalho de conclusão do seu curso de graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). Durante a sua apresentação, também foram relatados os principais resultados do curso de profissionalização para o turismo, desenvolvido desde julho de 2008, pela referida funcionária contando com o apoio da Apremavi e da Prefeitura Municipal.

O curso teve por objetivo capacitar e sensibilizar a mão de obra local para atender aos serviços turísticos, atuais e futuros do município de Atalanta. Foram realizados 11 encontros, sendo que destes, dois foram saídas de campo para praticar a teoria vista em sala de aula.

Formaram-se 15 alunos nesta primeira turma do Curso de Capacitação para o Turismo. Durante a sua realização, os estudantes elaboraram projetos turísticos para o município de Atalanta, trabalhos estes que foram apresentados durante o evento.

Abaixo segue a relação das equipes e os temas de cada trabalho:
– Jussara Daiane Waterkemper, Adriana Sieves e Valquíria Waterkemper: Proposta de planejamento turístico para a propriedade rural do Sr. Nicodemos Krüger;
– Brenda Bilck, Dayane Ribeiro de Andrade e Jéssica Alana dos Santos: Proposta de implantação de um Centro de Informações Turísticas para o município de Atalanta;
– Iria Ludiana Leite, Débora Luana Schwartz e Fabiana Souza: Proposta de planejamento turístico para a propriedade rural do Sr. Abelino Jochem;
– Adélcio Hoengen e Djeime Ribeiro Muniz: Proposta de implantação de um pesque-pague na propriedade rural do Sr. Ademar Hoengen;
– Jaqueline de Souza e Jennifer Cecília Reiter: Proposta de implantação de atividades de Ecoturismo na propriedade da Apremavi;
– Adriéli Cristina Marcelino e Leilane Karine Weingartner: Proposta de implantação de uma Fundação Cultural no município de Atalanta.  

Ações como essa são de extrema importância para o município e para comunidade, conforme afirma a funcionária da Apremavi, Jaqueline Pesenti: “através do plano de desenvolvimento turístico, os gestores públicos, instituições locais e a comunidade como um todo, terão mecanismos para desenvolver o turismo de forma sustentável e geradora de renda. A continuidade da capacitação da população de Atalanta, principalmente dos jovens, se faz imprescindível, uma vez que necessitamos de mão de obra qualificada e temos em nosso município um índice cada vez maior de êxodo rural. Tanto o plano como o curso só trarão resultados positivos se forem continuados e devidamente implantados”.

O evento encerrou com um café colonial preparado pelos alunos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.  

Pin It on Pinterest