Apremavi é reeleita para o Conselho Diretor do FSC

29 jul, 2019 | Notícias

Na semana do dia 16 de julho a Assembleia Geral do FSC Brasil reuniu seus membros para apresentar as conquistas do último ano, criar um grupo de trabalho que construirá uma estratégia de mercado para valoração, fortalecimento e crescimento do FSC no Brasil, além de eleger a nova composição do Conselho Diretor, para o qual a Apremavi foi reeleita. Na ocasião também foram discutidos e alinhados os posicionamentos brasileiros que serão levados para a Assembléia do FSC Internacional que ocorrerá em 2020.

Para Maurício Reis, coordenador de projetos da Apremavi, a permanência da Apremavi no Conselho Diretor é uma forma de continuar participando dos debates sobre as soluções e os desafios da gestão responsável das florestas. Além disso, a Semana FSC Brasil (veja detalhes abaixo) foi um momento imprescindível para que os membros do FSC discutissem e analisem a proposta do Plano Estratégico do FSC Internacional, um plano que tem impactos diretos no Manejo Florestal Brasileiro. “É importante construir posicionamentos coerentes com as realidades locais na hora da discussão desses planos, pois só assim os planos realmente atingirão os resultados esperados, que neste caso, entre outras metas, trazem a inclusão de pequenas propriedades e comunidades tradicionais e a valorização dos seus produtos no sistema do FSC“, complementa Maurício.

Membros do FSC Brasil durante a Assembleia Geral ocorrida na semana do dia 16 de julho. Foto: Arquivo FSC Brasil.

Semana FSC Brasil

Entre os dias 16 e 19 de julho foi realizada, em São Paulo, a Semana FSC Brasil, com reuniões do conselho diretor, conselho fiscal e comitê de resolução de conflitos, workshops de governança e de serviços ecossistêmicos, reuniões das câmaras, assembleia geral, eleições e coquetel de celebração dos 25 anos do FSC.

O workshop de governança, realizado no dia 16, abordou a história do FSC, as formas de atuação, os processos e instâncias de tomadas de decisão, os aspectos nacionais e internacionais do sistema, além do plano de trabalho dos facilitadores Guilherme Stucchi e Westphalen Nunes, para engajamento dos membros das câmaras ambiental e social.

Durante o Workshop de Serviços Ecossistêmicos, realizado no dia 17 de julho, com o apoio da GIZ, os participantes puderam conhecer um pouco mais o procedimento do FSC e contaram com palestrantes renomados no setor financeiro, como Marco Antônio Fujihara, da Aggrego Consultoria, Annelise Vendramini, da FGVCes e Beto Mesquita, da BVRio. Na ocasião foram apresentados os potenciais para o mercado de serviços ecossistêmicos, bem como as ferramentas já vigentes. Além disso, Amiraldo Picanço, da Amazonbai e Bruno Castro, do Imaflora, apresentaram o case da Amazonbai – uma organização de manejo comunitário de açaí, que foi a primeira no Brasil a ter os serviços ecossistêmicos de carbono e biodiversidade verificados pelo FSC.

O dia 18 foi totalmente dedicado às reuniões das câmaras. Na ocasião foram discutidos alguns temas, no intuito de qualificar e apoiar a participação de todos na reunião regional do FSC, que ocorrerá em setembro deste ano no México, e na próxima Assembleia Geral do FSC Internacional, que ocorrerá na Indonésia em 2020.

Ainda no dia 18 à noite teve um coquetel de celebração dos 25 anos do FSC, onde foi sorteado um violão superespecial, confeccionado por jovens luthiers da OELA, e quem ganhou foi o Andre de Freitas, ex-diretor executivo do FSC Internacional.

E pra finalizar, dia 19 foi a Assembleia de membros, com apresentação dos principais resultados do último ano, o parecer do conselho fiscal e da auditoria independente, além das eleições e da criação de um Grupo de Trabalho (GT) que visa construir uma estratégia de mercado para valoração, fortalecimento e crescimento do FSC no Brasil.

Os resultados das eleições foram:

CONSELHO DIRETOR (CD):

  • Câmara Econômica: DURATEX – Lennon Franciel Neto
  • Câmara Ambiental: APREMAVI – Maurício Batista Reis
  • Câmara Social: STIEML Santa Bárbara – Antônio Francisco Marques (Djavan)

*mandatos a partir de janeiro de 2020

CONSELHO FISCAL (CF):

Câmara Econômica

  • Titular: Martins Agropecuária – Adriana Figueira Nozela Prado
  • Suplente: Eldorado – Fábio de Paula (*mandato a partir de janeiro de 2020)

Câmara Ambiental

  • Titular: Manguezal Meu Quintal – Almir Requião
  • Suplente: Instituto Augusto carneiro – Kathia Maria Vasconcellos Monteiro

Câmara Social

  • Titular: CONTICOM – Luiz Carlos J. de Queiroz
  • Suplente: STIEML de Carbonita – Juvenal Aparecido Ventura

*mandatos a partir de julho de 2019

COMITÊ DE RESOLUCÃO DE CONFLITOS (CRC):

  • Câmara Econômica: Mil Madeiras Preciosas – Jeanicolau Lacerda
  • Câmara Ambiental: Amanda Carvalho de Andrade (membro individual)
  • Câmara Social: GTA – Joci Aguiar

*mandatos a partir de janeiro de 2020

COMITÊ DE DESENVOLVIMENTO DE PADRÕES (CDP):

  • Câmara Econômica / Plantações: VERACEL – Virgínia Camargos

*mandato a partir de julho de 2019.

Entre os dias 16 e 19 de julho foi realizada, em São Paulo, a Semana FSC Brasil, com reuniões do conselho diretor, conselho fiscal e comitê de resolução de conflitos, workshops de governança e de serviços ecossistêmicos, reuniões das câmaras, assembleia geral, eleições e coquetel de celebração dos 25 anos do FSC. Foto: Arquivo FSC Brasil.

Autora: Carolina Schäffer.
Fonte: FSC Brasil.

Pin It on Pinterest