Atalanta (SC) apresenta diversas peculiaridades, principalmente quando se fala em turismo e meio ambiente, sendo reconhecida como Cidade Jardim da Mata Atlântica e Capital ecológica de Santa Catarina, e na área do turismo destaca-se pelos atrativos naturais, culturais e saber fazer local.
Desde 1999, o Comitê do Itajaí promove a Semana da Água e vem chamando a atenção para as condições da qualidade da água dos rios da bacia. Nesse ano abordou o tema: As prefeituras vão cuidar dos nossos rios?. A partir da discussão que aconteceu em Rio do Sul (SC), no dia 18 de agosto de 2008, Edilaine Dick e Jaqueline Pesenti da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), Isolete Gonçalves Ribeiro de Andrade, Kátia Testoni Longen e Claudete Demarchi Bilck da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura; e Lauro Krunwald da Secretaria da Agricultura de Atalanta, sentiram a necessidade de fazer essa abordagem junto aos candidatos a assumir o poder executivo e legislativo do município.
No dia 04 de setembro de 2008 aconteceu então um evento de sensibilização no Parque Natural Municipal Mata Atlântica, que contou com a participação de 16 candidatos e representantes da comunidade.
Isolete Gonçalves Ribeiro de Andrade leu a carta da terra, que é uma projeção da situação em que se encontrará a água do planeta no ano de 2070. Edilaine Dick, apresentou dados reais sobre a situação dos rios do município, referentes a influência no uso do solo, classificação dos rios de acordo com a portaria 024/1979 da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, índices de contaminação causados pelo despejo do esgoto doméstico sem tratamento e dejetos de animais, entre outros. Também apresentou o diagnóstico municipal realizado durante a Semana da Água de 2006, que contempla os principais usos desejados para a água do município e as medidas necessárias para que esses usos possam ser atendidos. Lauro Krunwald, também fez um alerta sobre essa situação.
No final da apresentação solicitaram o comprometimento dos candidatos referente a Criação de uma Secretaria de Meio Ambiente; fortalecimento do conselho municipal de meio ambiente; instituição de um fundo de compensação ambiental, capacitação de gestores e formadores de opinião entre eles, técnicos da vigilância sanitária, secretarias, professores, legisladores, etc; elaboração de políticas públicas próprias e criação de programas de educação ambiental, recuperação de ambientes naturais, coleta seletiva, entre outros.
No município também acontecem várias iniciativas para promoção do desenvolvimento do turismo rural, como o projeto Acolhida na Colônia; o projeto Identidades, e o Curso de Profissionalização para o Turismo realizado com jovens agricultores, porém são iniciativas que requerem apoio da prefeitura municipal. Nesse sentido, Jaqueline Pesenti falou para os candidatos sobre a importância desse seguimento, como fonte de geração de renda para a pequena propriedade rural e permanência dos jovens no campo, e pediu o comprometimento dos mesmos para:
– Apoiar através de assessoria técnica a Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, bem como fornecer incentivos para o fomento e desenvolvimento do turismo em âmbito municipal;
– Apoiar e incentivar as manifestações artístico-culturais, bem como criar políticas públicas para a proteção do patrimônio histórico/cultural de Atalanta (SC);
– Buscar recursos e firmar parcerias para o desenvolvimento de novas atividades de educação ambiental no Parque Natural Municipal Mata Atlântica;
– Promover novos cursos voltados a capacitação da mão-de-obra local, para o atendimento dos serviços turísticos no município.
Ao final do evento todos os candidatos presentes assinaram os termos de compromisso que encontram-se em anexo.