Apremavi encerra 2023 com encontro de equipe em Atalanta (SC)

22 dez, 2023 | Notícias

Entre os dias 13 a 15 de dezembro a equipe da Apremavi esteve reunida no Centro Ambiental em Atalanta (SC) para o encontro de encerramento do ano

O objetivo foi compartilhar os destaques, indicadores, desafios e avanços dos projetos e áreas temáticas da instituição e também usufruir de momentos de interação e descontração. O ano foi intenso, marcado pela dedicação e comprometimento de cada membro em prol da restauração e conservação da Mata Atlântica.

No primeiro dia, as equipes técnicas dos projetos e do Viveiro Jardim das Florestas se reuniram para discutir os principais desafios, formas de superá-los, bem como avaliar convergências entre projetos e prospectar ações inovadoras para o próximo ano.

Abertura do encontro de encerramento de 2023. Foto: Thamara Santos de Almeida

Início do encontro de encerramento e discussões sobre os projetos desenvolvidos pela Apremavi. Fotos: Thamara Santos de Almeida

Também houveram discussões sobre o monitoramento da restauração desenvolvido nos projetos. Elas foram estimuladas pela explanação da Esther Maciel, Engenheira Florestal e estagiária da Klabin, que apresentou os resultados parciais da pesquisa, fruto do seu estágio. Esther testou em campo as diferenças entre o “Protocolo de Monitoramento para Programas e Projetos de Restauração Florestal” do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e a Portaria do Instituto Água e Terra (IAT) n°170/2020, que “estabelece os procedimentos para elaboração, análise, aprovação e acompanhamento da execução de projetos de recuperação de áreas degradadas ou alteradas (PRADA)”.

Além disso, foi apresentada a nova versão do Portal Ambiental da Apremavi, uma plataforma online de dados geográficos desenvolvida com uso de sensoriamento remoto, imagens de satélite e drones, entre outros meios, para mensurar os avanços e a efetividade da restauração nas paisagens e os resultados dos projetos executados.

O Portal Ambiental permite que os parceiros, apoiadores e equipe da Apremavi acessem dados como: nome do projeto, metodologia de restauração escolhida, informações sobre quantidades e espécies de mudas utilizadas nos plantios, dados geográficos e limite das áreas, mapas e esboços das propriedades e fotos das diferentes etapas da execução dos projetos. Atualmente, o Portal está passando por um processo de atualização e está com previsão de disponibilidade para o público em geral no ano que vem.

 

Apresentação do Portal Ambiental da Apremavi realizada por Edinho Schäffer, presidente da instituição. Foto: Wigold Schäffer

Apresentação do Portal Ambiental da Apremavi realizada por Edinho Schäffer, presidente da instituição. Foto: Wigold Schäffer

Já no segundo dia, todos os projetos e áreas temáticas da Apremavi apresentaram o organograma do projeto, os indicadores de 2023 e os principais destaques do ano relacionando-os aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Também foi realizada uma conversa sobre a conjuntura política relacionada ao meio ambiente no contexto brasileiro e mundial.

 

Apresentação dos indicadores e ações realizadas pelos projetos e áreas temáticas. Foto: Wigold Schäffer

Apresentação dos indicadores e ações realizadas pelos projetos e áreas temáticas e conversa sobre conjuntura política. Fotos: Thamara Santos de Almeida e Wigold Schäffer

O encontro finalizou com um dia de interação da equipe em uma Unidade de Conservação. Para isso, foi realizada uma visita ao Centro de Visitantes e Trilha Ecológica do Parque Estadual do Rio Canoas, localizado em Campos Novos (SC).

Equipe reunida no Parque Estadual do Rio Canoas, localizado em Campos Novos (SC).<br />

Equipe reunida no Parque Estadual do Rio Canoas, localizado em Campos Novos (SC). Foto: Carolina Schäffer.

Rumo a 2024

Que esta temporada seja repleta de alegria, amor, descanso, harmonia e a consciência de que cada esforço contribui para um mundo mais sustentável. Que o novo ano nos traga energias renovadas e muitas conquistas em nossa missão comum.

Boas festas! Seguimos juntos protegendo a vida em 2024.

 

Autores: Thamara Santos de Almeida, Vitor Lauro Zanelatto e Carolina Schäffer.
Foto de capa: equipe da Apremavi de 2023 reunida no Centro Ambiental em Atalanta (SC)

Pin It on Pinterest